Alunos aprendem História em parque
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 22 de abril de 1999
Anna Camanducaia 
Cerca de 600 alunos do Colégio Estadual do Paraná saíram da rotina da sala de aula ontem para aprender sobre o descobrimento do Brasil. O local escolhido - não por acaso - foi o Bosque de Portugal, em Curitiba. No dia da comemoração dos 499 anos do descobrimento do Brasil, estudantes do ensino médio e profissionalizante aprenderam mais sobre a data e discutiram os acontecimentos dentro das disciplinas de História, Física, Matemática, Geografia, Biologia, Química, Literatura e Artes.
Segundo a chefe da Divisão Educacional do Colégio Estadual, Ana Maria Lima, a iniciativa faz parte das mudanças pedagógicas iniciadas neste ano e que enfocam a interdisciplinaridade e a contextualização. Um mesmo assunto não pode ser compartimentado, os alunos devem aprender a analisar as questões por inteiro, disse Ana Maria. Além disso, temos que aproximá-los da realidade. Eles precisam estabelecer relação entre o que aprendem e a vida.
Longe das limitações da sala de aula, os estudantes puderam fazer exercícios de observação. Segundo Ana Maria, iniciativas desse tipo despertam o interesse pela pesquisa, desenvolvem o gosto pela leitura e tornam os alunos mais críticos.
Aulas fora das salas e multidisciplinares - porém menores - já haviam ocorrido no pátio do colégio. Com a mudança de postura dos professores, Ana Maria disse que os alunos estão mais felizes e participativos. Eles estão questionando mais. Agora queremos que comecem a criar argumentações.
Ensinamentos fora dos moldes tradicionais realmente recebem a aprovação dos alunos - em especial a de ontem. A estudante Dayane Rosa, 16 anos, achou a aula descontraída e eficiente. De uma forma diferente, a gente adquire conhecimento. A amiga Sarita Ferreira, 17 anos, considerou o método menos monótono. O aluno Allan Patrick de Souza, 17 anos, disse que as aulas fora da sala são mais interessantes. Se fosse na sala, não seria igual.
Programação - Além das turmas da manhã, as da tarde e da noite também participariam da aula especial sobre o descobrimento do Brasil, nos respectivos turnos. Ao todo, seriam 15 turmas e 19 professores.
Em todas as programações, houve hasteamento das bandeiras do Brasil Colônia e de Portugal na época do descobrimento, canto do hino nacional, aulas, passeio pelo bosque, encenações e debates. Até parabéns e bolo fizeram parte do cronograma.


