Alunos acusam diretora
de desvio de verbas

De Curitiba
Cerca de 550 alunos e 40 professores do período noturno do Colégio Estadual Teobaldo Kletenberg, no Bairro Novo, em Curitiba, realizaram ontem um protesto contra o que eles chamam de má gestão da diretora da escola, Iná de Carvalho. De acordo com um dos membros da Associação de Moradores do Bairro Novo, Tony Silva, Iná estaria desviando as verbas repassadas ao colégio por entidades como a Fundepar e de programas do Acorda Brasil, do Ministério da Educação (MEC). Tony aponta que somente de verba do ministério foram desviados mais de R$ 14 mil. ‘‘Na prestação de contas que fez à Associação de Pais e Mestres ela alegou que o dinheiro foi aplicado em melhorias como pintura das instalações, só que estas melhorias nunca foram feitas.’’
Para o manifestante falta transparência na gestão de Iná Carvalho e esta foi a principal cobrança do ato realizado ontem. Outra acusação contra a educadora diz respeito a construção do muro da escola. Toni Silva diz que a obra foi superfaturada.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Educação comunicou que já tem conhecimento dos fatos, tendo inclusive instaurado uma sindicância para apurar possíveis irregularidades no colégio. No entanto, a secretaria ainda não estipulou prazos para conclusão do processo. A Folha procurou entrar em contato com a diretora Iná de Carvalho para ouvir sua versão dos fatos, mas não conseguiu localizá-la. (E.G.)