Paranavaí - Novo Levantamento de Índice Rápido (Lira) do Aedes aegypt, mosquito transmissor da dengue, ligou o sinal de alerta em Paranavaí. A média de infestação ficou em 9,4%, número muito acima do tolerável pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 1%. O estudo foi feito de 11 a 14 de janeiro.
A chefe do setor de endemias da Vigilância Sanitária, Gabriela Mareco, classificou como preocupante e apontou a combinação de chuva e calor como um dos grandes motivos para a alta infestação. ''A população precisa se mobilizar, porque os focos predominantes são em vasos de plantas e bebedouros de animais. Sozinhos não seremos capazes de evitar uma nova epidemia.''
De acordo com ela, algumas regiões do município chegaram a apresentar números ainda mais alarmantes, com 11,8% das residências com foco do mosquito. A prefeitura discute medidas para reduzir os índices, entre elas está a edição de uma lei municipal que dê poder de multa aos agentes da vigilância.

mockup