Almoço de Natal com 'tempero' de esperança
PUBLICAÇÃO
sábado, 22 de dezembro de 2018
Micaela Orikasa <br> Reportagem Local 

Coloque uma pitada de doação, acrescente o desejo de ajudar o próximo e adicione uma quantidade generosa de esperança. Foi esse espírito natalino que deu um sabor especial para o almoço solidário deste sábado (22), da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no jardim Ana Rosa, em Cambé (Região Metropolitana de Londrina).
A iniciativa foi uma forma de atender as famílias mais carentes do bairro. Além do almoço, houve um momento de oração com palavras de esperança e a entrega de presentes para as crianças.
"Temos que aproveitar o espírito do Natal para reforçar aquilo que a gente acredita: em um mundo mais fraterno. O Natal tem que vestir as pessoas de esperança. Estamos em uma era de contradições, onde as pessoas parecem ter uma tendência à intolerância, a se fechar mais em seus interesses", comentou o padre Antônio Carlos da Silva.

Ao todo, cerca de cem famílias atendidas semanalmente pelo projeto Sopão Solidário e também pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da região, foram servidas com macarronada ao molho, frango assado, maionese, sorvete, doces cristalizados e refrigerante.
"Uma ação dessa se resume na palavra esperança. Essas pessoas se apresentam com muitas demandas como o direito de comer, acesso à educação, entre outros, que cada vez mais estão sendo retirados e negados a elas porque muitas são vítimas de um país egoísta", ressaltou o pároco.
Foi a primeira vez que a Paróquia Nossa Senhora de Fátima promoveu o almoço solidário e a festa só foi possível pelo envolvimento de cerca de 60 voluntários do projeto Sopão Solidário, das pastorais sociais, além de empresas e a comunidade em geral que doaram alimentos.
"A maior alegria é ver alegria em cada rosto, saboreando essa comida. O tempero especial é o amor e o carinho", contou Marta Soares de Lima Luiz, voluntária há 25 anos. Enquanto a cozinha estava a todo vapor para dar conta dos 50 quilos de macarrão e 130 quilos de coxa e sobrecoxa, as famílias aguardavam com ansiedade no salão da igreja.
"Isso faz a diferença no nosso Natal porque não temos condições de ter um almoço bom assim", comentou Luciana Correia de Souza, na companhia do filho Luiz Gustavo, de 7 anos. Para Elza de Fátima, que estava com a filha, sobrinho e tias, o almoço solidário foi uma oportunidade de reunir amigos e familiares. "Está todo mundo contente. Agora sim, estamos em um clima de Natal", disse.
A família Soares lembrou o quanto a paróquia é conhecida na região pelas ações de solidariedade. "Eles estão oferecendo algo que muitas famílias não teriam condições de ter em casa", afirmou José Carlos, que iniciará no mês de fevereiro, um projeto de futsal na Paróquia para as crianças participarem após a catequese.


