Ibiporã - O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) aplicará uma advertência à América Latina Logística (ALL), operadora que administra a malha ferroviária no Estado, pelo descarrilamento de quatro vagões de um trem em Ibiporã (14 Km a leste de Londrina). O acidente ocorreu na última quinta-feira e cada vagão carregava, em média, 60 mil litros de combustível. O vazamento foi estimado em aproximadamente 100 litros.
Segundo o chefe regional do IAP, Ney Paulo, a parte do solo que recebeu o vazamento foi retirada rapidamente e envelopada. ''O problema seria se tivesse atingido o lençol freático. O que parece não ter acontecido'', explicou. Segundo ele, todo o solo envelopado vai ser encaminhado para Curitiba para incineração. A última vistoria visual para averiguar se havia danos ambientais foi realizada pelos fiscais do Instituto na segunda-feira.
De acordo com informações da ALL, a remoção dos vagões terminou no último sábado e, na mesma tarde do acidente, os trens voltaram a correr normalmente. A empresa instalou um comissão de sindicância que deve divulgar as causas do acidente em 30 dias.

mockup