Alimentação saudável na escola
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 12 de março de 2013
Reportagem Local 
Longe dos olhos dos adultos, as crianças e adolescentes podem optar por batatinhas fritas, chocolate, biscoitos recheados e refrigerantes durante o recreio escolar. Já os pais e responsáveis gostariam que elas comessem um bolo integral, uma fruta e um suco, por exemplo. Para a responsável pela Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN), a nutricionista Patrícia Jaime, a base da alimentação das crianças está relacionada com a da família e com a do ambiente em que elas convivem. Se a garotada come pizzas, hambúrguer e doces em casa pode fazer a mesma escolha na escola. Uma dica para buscar uma alimentação saudável é conversar com os filhos, descobrir o que eles gostam e juntos elaborar um cardápio equilibrado.
Na montagem da lancheira, os adultos devem optar por frutas e sanduíches preparados em casa, sucos de frutas frescas, iogurtes. "O ideal é evitar o consumo diário de alimentos com alto teor de sódio, açúcar e gorduras como os refrigerantes, sucos prontos, achocolatados prontos, salgadinhos, biscoitos (principalmente os recheados), doces e chocolates. Esses alimentos devem ser uma exceção e não uma regra nas lancheiras infantis", afirma a coordenadora da CGAN.
A nutricionista orienta os pais a optarem por recipientes térmicos e lancheiras/bolsas térmicas. "Esses recipientes em geral têm um custo maior do que as convencionais garrafas de plástico. Os sucos e iogurtes, desde que previamente resfriados, se mantêm sem refrigeração até o horário de lanche dos estudantes", afirma Patrícia. Em relação às frutas, elas devem ser higienizadas e serem consumidas de preferência com cascas (maçã, morango, ameixa, uva, dentre outros). A banana, por sua vez, pode ser levada e a criança tira a casca na hora de comer. Os alimentos que não podem ser consumidos com casca (laranja, mamão, manga, dentre outros), podem ser levados descascados, picados e acondicionados em recipientes bem vedados. Estes devem ser consumidos no mesmo dia que forem levados para a escola.
O crescimento da obesidade na infância e na adolescência e a grande repercussão obtida por esta temática no ano de 2012 motivaram o Ministério da Saúde a retomar o tema em 2013, na segunda edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola. A estratégia faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), ação desenvolvida em conjunto com o Ministério da Educação. Os profissionais de saúde que visitam as escolas vão realizar testes que ajudam a identificar problemas relacionados a esses dois temas principais, como avaliação antropométrica e triagem de acuidade visual.


