Algauer promove a primeira mudança nos distritos policiais
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 31 de maio de 2000
Telma Elorza De Londrina 
O delegado Jurandir Gonçalves André deve assumir ainda esta semana o cargo de delegado-operacional e de Furtos e Roubos da 10ª Subdivisão Policial de Londrina (SDP), em substituição a Valdir Abrahão da Silva. A medida, a primeira grande mudança na estrutura policial de Londrina desde que o novo delegado-chefe Gilson Garrett Algauer assumiu, há cerca de 10 dias, foi anunciada por ele ontem de manhã, durante reunião com membros do Conselho Comunitário de Segurança.
Segundo o delegado-chefe, a medida foi apenas uma troca entre Jurandir André lotado atualmente no 3º Distrito Policial, no jardim Bandeirantes (zona oeste) e Abrahão da Silva, com objetivo de oxigenar o quadro policial na cidade. Quando a pessoa fica muito tempo em um único local, provoca desgaste, explicou. A papelada da mudança foi encaminhada ontem para Curitiba. Espero que ainda esta semana possamos efetuá-la, disse.
Garrett negou que a troca tenha sido motivada pela denúncia do policial Paulo Roberto de Oliveira contra Abrahão da Silva. Em março, o investigador acusou o ex-delegado-chefe Wanderci Corral Fernades; o delegado-operacional e o investigador Ademilson Antônio Alves Batista de terem armado o assalto à transportadora de valores Proforte em setembro do ano passado. Esta denúncia ainda precisa ser provada. Tem inquérito em andamento e a Corregedoria está apurando, disse.
Garrett não descartou novas mudanças entre os delegados. Devem ser feitas, mas de forma gradativa. Ainda estou estudando, resumiu. Outra mudança em estudo é a ativição da Delegacia Antitóxicos de Londrina que já existe no papel e do Grupo de Diligências Especiais (GDE). Como não temos efetivo, não podemos simplesmente inaugurar um prédio e dizer pronto, temos uma nova delegacia, explicou.
Para o GDE, que também já existe, mas sem uma equipe própria, Garrett estuda a possibilidade de trabalhar com equipes temporárias. Para cada caso, o delegado responsável chamaria um investigador de cada distrito, por exemplo. Depois de resolvido, a equipe se desmancharia, informou.
Segundo o delegado-chefe, a primeira ação para unir o trabalho das Polícias Civil e Militar foi colocada em prática. Nós já começamos a fazer a troca de dados. A Polícia Militar nos enviou as ocorrências que registrou e nós também enviamos ao batalhão o que foi registrado aqui, disse. Segundo ele, apesar de ser uma pequena ação, pode trazer resultados positivos. A gente não sabia o que eles tinham atendido assim como eles não sabiam de um furto que teria sido registrado aqui. Assim, podemos concentrar esforços.
De acordo com ele, novas parcerias surgirão assim que ambos os comandos passem a conhecer melhor o outro. O primeiro passo foi dado antes de minha vinda, que é o Centro de Triagem da Polícia Militar instalado aqui, na 10ª SDP. O segundo passo são essas trocas de dados. O terceiro provavelmente serão ações conjuntas, explicou.


