Alerta para risco ambiental
As cinco casas do Conjunto Violin que foram interditadas em dezembro de 2005, pela Defesa Civil apresentam rachaduras e problemas estruturais causados pela força da água da chuva que corre no local. ''Quando foram construídas estas residências, na década de 80, não se imaginava que o volume de chuva ia ser o que se tem hoje. Por isso, as galerias (pluviais) de lá não dão conta'', explica o presidente da Cohab, Carlos Eduardo de Afonseca e Silva.
Para ele, a única solução seria refazer a rede de escoamento. ''Naquele caso do Violin, a única solução seria trocar toda a tubulação da galeria desde a avenida Saul Elkind. Mas isto seria difícil de ser realizado neste momento'', afirma.
Este problema revela outro que preocupa ambientalistas e especialistas em urbanização: a intensa impermeabilização no município. ''O crescimento das cidades causa isto, espaços impermeáveis onde a água da chuva corre cada vez com mais força'', argumenta o advogado e ambientalista, Carlos Levy.
O Código de Postura de Londrina prevê que cada proprietário reserve uma área de 20% do terreno onde a água da chuva possa escoar pela terra.
''Além disto, os outros 80% restantes deveriam ser canalizados para este trecho permeável. Mas isto nós ainda estamos batalhando para que vire lei'', afirma. (G.B.)





