O psiquiatra e psicanalista Marcelo José de Castro, explicou à FOLHA que uma pessoa com esquizofrenia pode sim, num transe psicótico, cometer uma loucura como a de Mauri. ''Uma pessoa assim até deixa de ser considerada responsável por um crime por conta do quadro que pode apresentar. Se ele realmente tivesse esse problema, o álcool poderia agravar ainda mais a situação'', considera.
O médico explicou ainda que a esquizofrenia é mais comum entre pessoas mais jovens. A idade de Mauri, 38 anos, revela para o médico a possibilidade dele já ter tido outras manifestações, e que o quadro pode ter se agravado pela falta de tratamento. ''Isso sugere que ele poderia ter um tipo específico de esquizofrenia. No momento em que ele cometeu o crime, como alguns vizinhos relataram ter visto ele falando sozinho, ele poderia estar passando por um transe psicótico, onde a pessoa fala sozinha e consegue enxergar coisas.''
No entanto, Marcelo pondera que é impossível precisar com exatidão o que causou o comportamento violento de Mauri. ''Os sintomas dele não são específicos de um esquizofrênico. Cada caso é um caso e em se tratando deste episódio, não temos como afirmar o que ele tinha''.

mockup