Dentro de alguns dias o Albergue Noturno de Londrina, localizado na Vila Nova (Área Central), vai começar a ganhar melhorias que permitirão à instituição aumentar a renda arrecadada com a venda de produtos doados. Ontem, a Construtora Plaenge anunciou a realização de um mutirão em parceria com seus fornecedores para construir três lojas, marcenaria, salão de festas, varanda, estacionamento e nova fachada, num total de 664 metros quadrados de construção, em terreno hoje ocioso ao lado do prédio do albergue.
Segundo a presidente da instituição, Maria Júlia Dutra Barros, a marcenaria permitirá a restauração dos móveis e eletrodomésticos antes de serem colocados à venda, além do armazenamento adequado dos objetos doados ao albergue. ''Atualmente temos uma grande preocupação em tentar vender logo o que ganhamos porque não temos onde guardar e proteger de chuva'', explica. De acordo com a presidente, a construção das lojas também vai aumentar a visibilidade dos produtos ofertados para venda.
Maria Júlia afirma que a instituição, que mantém ainda o Lar das Vovozinhas Gilda Marconi, tem uma despesa mensal de R$ 20 mil, e que apenas 40% vem de recursos públicos. ''O restante nós temos que cobrir com recursos próprios.'' O albergue tem capacidade para abrigar 70 pessoas, mas a procura tem sido de 50 a 60 pessoas por dia.
O engenheiro Rogério Pereira Cardoso explica que o projeto foi bem recebido por parte dos fornecedores da construtora e que cerca de 30 aceitaram participar do mutirão. ''Hoje há uma grande preocupação das empresas com a questão da responsabilidade social, e projetos como este são uma boa forma de contribuir nesta área.'' Cardoso diz que a construtora poderá desenvolver projetos semelhantes no futuro. ''Hoje o nosso foco é o albergue, pode ser que depois de concluídas as obras aqui ajudemos outra instituição.''
O engenheiro prevê que as obras sejam iniciadas até meados deste mês e concluídas em um prazo de 12 meses. O prédio principal do abergue, que foi interditado há cerca de dois anos por problemas estruturais, não sofrerá mudanças.

mockup