Mulheres participam do curso sobre preparação para o mercado de trabalho
Mulheres participam do curso sobre preparação para o mercado de trabalho | Foto: Saulo Ohara



Muitas mulheres que estão cumprindo pena em regime aberto ou pena restritiva de direito estão em busca de uma oportunidade para "virar a página" e contar uma nova história. A questão é que o primeiro passo para essa mudança depende, muitas vezes, de uma força conjunta. "São mulheres que estão totalmente excluídas da sociedade", lembra Lisneia Rampazzo. Ela é psicóloga na Casa da Mulher – Centro de Formação e Ações Integradas, da SMPM (Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres), e comandou o curso "Preparação para o Mercado de Trabalho", nos dias 22 e 23 de maio.

Esta foi a primeira atividade formativa realizada pela SMPM em parceria com a Defensoria Pública do Paraná para essas mulheres. "A ideia é promover atividades que as auxiliem no ingresso do mercado de trabalho e na formação profissional, pois, além do preconceito, elas geralmente têm baixa escolaridade e estão em grande situação de vulnerabilidade", explica a defensora pública Francine Faneze Borsato Amorese.

A psicóloga comenta que o primeiro momento o curso buscou traçar um diagnóstico sobre as dificuldades e sonhos que essas mulheres deixaram para trás e que podem ser retomados nessa nova oportunidade. "Percebo um grande desejo nelas de começar uma nova vida e o contato com essa nova realidade vai proporcionar a reinserção delas não só profissional, mas pessoal também", acrescenta.

Em um segundo momento as quatro participantes ouviram sobre comportamento organizacional, postura profissional, entrevista de emprego, montagem de currículo, além de aprenderem a identificar um projeto profissional e os recursos que cada uma tem para alcançar os objetivos.

"É um assunto novo para mim. Mas é através desse curso que as portas irão se abrir, pois o presidiário sofre muito preconceito e arrumar um emprego é bem difícil", comenta uma mulher de 47 anos que sonha em gravar um CD. "Sou compositora e já tenho mais de 40 louvores", diz ela, lembrando em seguida que esse sonho precisa ser subsidiado. "Quero ser cabeleireira para conseguir realizá-lo. Essa é minha meta", afirma.

Atualmente, um grupo de cerca de 10 mulheres de Londrina está em acompanhamento pela Defensoria Pública. "O objetivo de toda essa parceria é propiciar o empoderamento dessas mulheres para que possam ter uma melhoria na qualidade de vida, evitando também novas reincidências", completa.

Amorese ressalta ainda que se houver outras pessoas ou empresas que possam contribuir, seja oferecendo cursos ou vagas de empregos, a Defensoria e os juízes estão abertos a novas parcerias. Segundo a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Nádia Oliveira de Moura, além do curso de preparação para o mercado de trabalho, outras ações estão previstas ao longo do ano, neste projeto. "Iremos debater novas ideias para outras ações e buscar parcerias para realizá-las", aponta.

Uma casa para todas as mulheres

Com as portas abertas há mais de 20 anos, a Casa da Mulher - Centro de Formação e Ações Integradas se firmou como um espaço de realização de atividades de caráter formativo, preventivo, terapêutico e profissionalizante junto às mulheres em situação de vulnerabilidade social e/ou pessoal.

Por mês, cerca de 250 atendimentos são realizados no local, desde orientações jurídica e psicológica até cursos para geração de renda e ocupação do tempo livre. Para participar, basta ter acima de 18 anos. Todas as atividades são gratuitas.

"Nossa política é de prevenção buscando fortalecer a mulher para que ela tenha autonomia. E esse trabalho tem gerado bons resultados. Por exemplo, muitas mulheres que passaram por aqui voltam como voluntárias para ensinar as outras", diz Maria Ângela Santini, diretora de articulação comunitária da secretaria municipal de Políticas para as Mulheres.

A diretora lembra que as atividades na Casa da Mulher são alternadas conforme demandas e necessidades das mulheres a cada mês e algumas são mantidas na programação.

SERVIÇO: A Casa da Mulher fica na rua Valparaíso, 189, parque Guanabara. O horário de funcionamento é das 8h às 18h. Mais informações pelo fone: (43) 3378-0111.