|
  • Bitcoin 241.696
  • Dólar 5,5349
  • Euro 6,3186
Londrina

Cidades 5m de leitura Atualizado em 09/04/2018, 09:56

Aikido para defesa feminina

PUBLICAÇÃO
sábado, 07 de abril de 2018

Marcos Roman<BR>Reportagem Local
AUTOR autor do artigo

menu flutuante
Imagem ilustrativa da imagem Aikido para defesa feminina
|  Foto: Ricardo Chicarelli



Você já ficou insegura pela forma como foi abordada por um homem? Passou por situações nas quais sentiu-se ameaçada fisicamente? Ficou constrangida com uma cantada que julgou agressiva? Estas perguntas postadas em redes sociais juntamente com um convite para participar de um curso de defesa pessoal para mulheres chamaram a atenção da professora de história Daniela Reis de Moraes, que na manhã deste sábado (7) participou de um treinamento gratuito de aikido juntamente com outras participantes. A aula marcou as comemorações de 20 anos de atividade do Aikidojo Shihan Kawai de Londrina.

"Acho que é muito importante as mulheres saberem como se defender para enfrentar qualquer tipo de situação. Por isso resolvi participar desta aula de defesa pessoal ao ver o convite para o treinamento pela internet. Pretendo me aprofundar na técnica e na filosofia do aikido, que parece ser muito interessante", afirmou Daniela antes de iniciar seu primeiro treino.

O aikido é uma arte-marcial criada no Japão, em meados de 1920, por Morihei Ueshiba. "No aikido, o praticante se utiliza de movimentos circulares para se esquivar do ataque e imobilizar o atacante sem a necessidade de usar a força muscular. A técnica é direcionada a pessoas de qualquer idade, altura ou peso. Oferecemos essa aula para apresentar a técnica de uma forma simples, pois muitas vezes as mulheres deixam de praticar uma arte-marcial por imaginar que se trata de uma luta masculina e agressiva", explicou o sensei (professor) Toshiro Nidahara.

Ele enfatizou que o aikido pode ser praticado por pessoas com diferentes perfis e destaca algumas características desta arte-marcial. "Temos alunos com idades que variam de 12 a 60 anos. No aikido, uma pessoas que pesa 60 quilos é capaz de imobilizar outra com o dobro de seu peso e tamanho. A técnica trabalha muito com flexibilidade, alongamento e movimentos de queda e esquiva, além de exercitar a disciplina, o foco e o condicionamento físico do participante", salientou.

De acordo com Nidahara, em cerca de seis meses de treinamento, os alunos costumam dominar os movimentos ensinados nas aulas de aikido. O professor ressaltou ainda o Aikido Shihan Kawai de Londrina é instituição sem fins lucrativos que ministras aulas desde 1998. "A mensalidade cobrada dos alunos é totalmente aplicada na manutenção do espaço e viagem dos membros para particiapr de eventos de aikido outras cidades brasileiras. O dojo (espaço dedicado a artes-marciais) de Londrina faz parte da Federação Aikido Paraná Brasil filiada diretamente à Fundação Aikikai, sediada em Tóquio, no Japão. "O aikido é um arte-marcial utilizada por policiais civis e militares de diversos países do mundo, incluindo o Brasil", afirmou.

instagram

ÚLTIMOS POSTS NO INSTAGRAM