Aids atinge 721 pessoas em 100 mil
O estudo do IBGE aponta um crescimento assustador do contagio do vírus HIV no Paraná. De 1992 a 1997, conforme a pesquisa, de cada 100 mil habitantes paranaenses, 424 teriam pego o vírus. Somente em 1997, porém, a infecção teria quase dobrado: de cada 100 mil habitantes, 721 teriam sido contaminados. Apesar do IBGE já ter feito a pesquisa em 1998, os dados relativos ao ano passado somente serão divulgados em setembro.
A coordenadora do Programa Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids, Maria Cristina Rodrigues Gil, diz não ter elementos para avaliar os números divulgados pelo IBGE. Não posso discordar, nem concordar, afirma. Eu uso outra referência para medir a prevalência da doença. São as referências da Secretária de Saúde e do Ministério de Saúde.
Segundo Maria, dados do Ministério da Saúde mostram que a proproção de novos infectados no Estado foi de 5 casos para cada 100 mil habitantes em 1992, 6.2 casos em 1993, 7.4 em 1994, 8.7 em 1995, 9.6 em 1996, 9.7 em 1997 e 5.9 casos em 1998. Números bem diferentes, portanto, que os divulgados pela pesquisa.
Para chegar aos números, conforme Maria, o Ministério da Saúde leva em conta o caso novos de infecção e os acumulados até então. A estes, o órgão acrescente cinco ou seis novos casos, acreditando que este deva ser o número de outras infecção na população ainda não notificadas.
Há alguns tempo, acreditava-se que o número de pessoas infectadas na população para cada caso notificado variava entre 50 e 100. Maria, no entato, diz que houve uma diminuição no contagio desde 1997. Segundo ela, isto seria resultado de 10 anos de campanhas de prevenção.J.A.





