O Defis (Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária) da Seab (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná), fez ontem (10) a terceira e maior apreensão de carregamento de mudas ilegais dos últimos 15 dias.

Cerca de 20 mudas de coqueiro já em estágio de produção de frutos e 15 mudas de palmeira real foram apreendidas no bairro Tatuquara, na saída para o município de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba.

Os dois caminhões, com placas de Herculândia (SP), foram localizados por meio de denúncia anônima pelo fone 190, e a operação contou com o apoio da Polícia Militar.

A fiscalização sobre o comércio ilegal de mudas tem sido intensificada na Capital e deve se alastrar por outros núcleos da Seab no Estado. Segundo o engenheiro agrônomo Jorge Ribas, da Seab, os vendedores ilegais insistem nesse tipo de comércio porque, em tese, é vantajoso, uma vez que não recolhem impostos e a mercadoria é um tipo de descarte feito no estado de São Paulo.

Muitas vezes a população tem conhecimento de que o material comercializado é ilegal mas compra pelo preço que, dependendo da espécie, chega a ser 25% mais barato. "Só por meio da fiscalização e de uma operação padrão em todo o Estado poderemos inibir esse tipo de prática , e esse pessoal vai sentir o custo dessa ilegalidade no bolso", afirmou o técnico.

O comércio ambulante de mudas é proibido pelo Ministério de Agricultura e pela Secretaria da Agricultura. A ação contra essa atividade visa manter a sanidade dos cultivos vegetais e evitar a infestação de pragas e doenças que causam prejuízos aos produtores e ao Estado. As mudas apreendidas ontem foram destruídas.

mockup