Agricultoras participam de curso de panificação
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 03 de abril de 2008
Reportagem Local 
Quinze agricultoras rurais de Londrina e região participam desde ontem do curso de Panificação Artesanal, promovido pela Emater, no Parque Ney Braga. As mulheres recebem orientações sobre técnicas simples de preparo do pão artesanal, acrescentando produtos como talos, tubérculos e folhas, para tornar o produto mais nutritivo e com um diferencial de preço para comercialização. Também estão sendo repassadas orientações sobre as legislações para a venda dos produtos.
De acordo com a assistente social da Emater, Maria Isabel Henrique, trata-se de um curso básico, o primeiro de uma série de ações que visam à formação da agricultura familiar para a agroindústria. Durante os 11 dias da ExpoLondrina, a Emater realiza, com este objetivo, mais cinco cursos: de Compotas, Geléias e Doces em Pasta, nos dias 5 e 6; de Desidratação de Vegetais, nos dias 6 e 7; de Derivados do Leite, nos dias 9 e 10; de Processamento de Carne Suína, nos dias 8, 9 e 10 e de Bolachas, nos dias 12 e 13.
''O curso de processamento de Carne Suína é um pouco mais complexo, mas todos têm o enfoque do conteúdo básico para dar as primeiras orientações para produção para a agroindústria'', afirma Henrique. Os cursos estão divididos em partes teóricas e práticas.
No curso de panificação, um dos diferenciais é justamente o preparo dos pães, tanto para consumo familiar quanto para venda, sem a necessidade de investimentos altos. ''Elas preparam o pão artesanal com o que têm em casa, sem precisar comprar equipamentos como cilindros elétricos'', afirma Maria Isabel.


