Albari RosaAdel Kugler Mendes foi comandante do Serviço de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros e participou de várias expedições para procurar desaparecidos na selvaEx-comandante do Serviço de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, o coronel Adel Kugler Mendes participou de várias buscas a pessoas desaparecidas na selva antes de morrer no acidente de avião, em 1987. ‘‘Até parece que foi destino. Se não tivesse morrido com o impacto da queda, Adel certamente teria sobrevivido’’, diz o ex-bombeiro e ‘‘amigo de coração’’ do coronel, o advogado Dálio Zippin Filho.
Segundo o advogado, Mendes era um ‘‘apaixonado pelo mato’’, e tinham preparo, coragem e experiência suficientes para enfrentar qualquer dificuldade na floresta. ‘‘Ele não tinha medo de nada, a não ser de cobra’’, lembra o amigo. Zippin conta que o coronel nunca andava desarmado, nem quando estava fora de serviço. ‘‘Ele dizia que estava sempre preparado para qualquer emergência’’, afirma. Junto ao corpo do coronel, nos destroços do avião, foram encontrados os dois inseparáveis revólveres, já enferrujados.
Assim como a viúva de Adel Kugler Mendes, o advogado Zippin disse que se sentiu aliviado com o fim do mistério sobre o desaparcimento do amigo. ‘‘Eu sabia que ele estava morto e não suportava as fofocas que foram espalhadas por a풒, diz, referindo-se a possibilidade de fuga dos tripulantes do Cessna. ‘‘Agora ele terá as honras que merece’’, afirma.

mockup