Mauricio Della Barba
De Londrina
Mais uma vez, a parceria entre a Folha de Londrina/Folha do Paraná e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) na divulgação do resultado de vestibular conseguiu transformar o evento em uma grande festa. ‘‘Esta união permite que a divulgação do resultado do vestibular no centro de Londrina se torne um acontecimento tradicional na nossa cidade’’, disse o reitor da UEL, Jackson Proença Testa.
A agilidade e a eficiência da Folha e da UEL em todo o processo de elaboração do caderno especial ‘‘Folha Vestibular’’ foram fundamentais para que tudo ocorresse de forma segura e rápida.
O disquete com a relação dos aprovados foi liberado ontem, às 14 horas, pelo vice-reitor Márcio Almeida para os órgãos de imprensa e colégios da cidade.
Após a entrega, o disquete chegou ao Centro de Processamento de Dados (CPD) da Folha, onde foi adaptado ao sistema editorial. Rapidamente, a lista dos aprovados foi encaminhada ao setor de pré-impressão, para ser distribuída em duas páginas. As outras páginas do caderno ‘‘Folha Vestibular’’já haviam sido editadas e montadas na segunda-feira.
Da pré-impressão, o material montado e fotolitado foi enviado para o parque gráfico do Jornal. Cerca de 5 mil exemplares da ‘‘Folha Vestibular’’ foram impressos em menos de 20 minutos, graças aos modernos equipamentos gráficos da Folha.
Todos os passos da elaboração do ‘‘Folha Vestilbular’’ foram acompanhados e supervisionados pessoalmente pelo secretário-geral da Comissão Permanente de Seleção (Copese), Reynaldo Ramon, e da funcionária da Copese, Luciana Schobiner.
Enquanto as páginas eram impressas, outro grupo de funcionários já preparava os exemplares prontos para o transporte até a Concha Acústica, onde o caderno (o mesmo encartado na edição de hoje da Folha) foi distribuído para os presentes na Praça 1º de Maio.
Antes da parceria com a Folha, a elaboração e a impressão do ‘‘Jornal do Vestibular’’, demorava cerca de oito horas para ser concluída. ‘‘Isto demonstra a evolução da UEL também em todo o processo do vestibular’’, disse Ramon.
Esta foi a segunda vez que a Folha e a UEL realizaram a divulgação conjunta do resultado do vestibular. O objetivo da parceria – levar à comunidade a lista dos 1.455 novos calouros aprovados nos 40 cursos disponíveis, com rapidez e segurança – foi mais uma vez cumprido.