Etnia e Diversidade
Cascavel - A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) promove o 2º Seminário Internacional de Etnia, Diversidade e Formação de 19 a 22 de agosto, com os temas: Sexualidade, Violência Sexual, Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT), Violência Doméstica, Raça, Etnia Afro-Brasileira, Religiosidade e Estudos de Gênero. O seminário contará com dez grupos de discussões temáticas e apresentação de comunicações que discutem sobre a homofobia, racismo, machismo, misoginia e o aborto seguro. A inscrição é aberta para professores universitários e das redes estaduais e municipais, alunos da graduação de pós-graduação e ouvintes e seguem até dia 15 de outubro. Informações no www.unioeste.br

Criatividade
Londrina – "A arte de vender ideias" é o tema da aula experimental de pós-graduação em Administração de Empresas do Isae/FGV, que será realizada no dia 19 de agosto, às 19 horas, na Rua Prefeito Faria Lima, 400. As inscrições são gratuitas mediante a confirmação de presença pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (43) 3306-7700.

Prova pedestre
Londrina - Estão abertas as inscrições para a Prova Pedestre UEL/2014, que será realizada no dia 23 de novembro, com largada no Centro de Educação Física, no Campus Universitário, à 8h30. Os cinco atletas da categoria geral masculino e feminino vão receber, além das medalhas de participação, troféus e prêmios em vale compras. Cada participante poderá doar uma caixa de chá pequena ou um quilo de açúcar no momento da retirada do kit. A arrecadação será repassada ao Instituto do Câncer de Londrina. Informações no www.euvoueuvou.com.br .

Estratégias e desafios
Campo Mourão - A palestra "Estratégias e desafios para quem quer chegar lá", com o alpinista Waldemar Niclevicz, será realizada no dia 20 de agosto, às 19h30, no Celebra Eventos. Promovido pela Faculdade Integrado, o evento é aberto à comunidade. Niclevicz é conhecido por ser o primeiro brasileiro a escalar o Everest, a maior montanha do mundo. Informações pelo e-mail divulgaçã[email protected].

Psicanálise
Londrina – A Associação Livre Psicanálise em Londrina realizará o evento Psicanálise na Cultura – Solidariedade: que ajuda é essa? No dia 13 de agosto, às 19h30, na Rua João Wiclif, 111, sala 302. A entrada é gratuita, mas é preciso confirmar presença pelo e-mail: [email protected] .

Imagem ilustrativa da imagem AGENDE-SE
| Foto: Shutterstock
Curso
Marialva - A Secretaria de Assistência está com matrículas abertas para o curso de Auxiliar Administrativo, em uma parceria com o Senac, e que será oferecido por meio do Pronatec. São ofertadas 20 vagas e a idade mínima para participação é 16 anos. A exigência é estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio. Os alunos receberão uma bolsa auxílio para as despesas. Informações pelo fone (44) 3232-8354.



Arte e solidariedade
Londrina – Segue até o dia 28 de agosto, na Rua Pernambuco, 725, a Exposição Arte e Solidariedade 2014 em prol do Hospital Infantil Sagrada Família. São 74 telas de temas e técnicas variadas, todas doadas por 55 artistas plásticos de Londrina e outras cinco cidades do Paraná, além de Pará de Minas (MG), Brasília e São Paulo. O evento é promovido pelo Ceddo Radiologia e Documentação Odontológica, com a participação do Grupo de Apoio Pró-Vida e parceiros. Informações pelo www.arteesolidariedade2014.blogspot.com .

Teatro
Ponta Grossa – Abertas até o dia 15 de setembro inscrições para grupos teatrais interessados em participar do 42º Festival Nacional de Teatro (Fenata) e 37ª Festival de Teatro para Crianças, promovidos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. As apresentações ocorrerão de 5 a 12 de novembro em teatros e espaços alternativos de Ponta Grossa e cidades da região dos Campos Gerais. A participação é aberta a grupos teatrais do país ou grupos de teatro em língua portuguesa de outros países, na mostra competitiva, categoria teatro adulto e para crianças; mostra não competitiva, categorias bonecos/animação, ‘às dez em cena’, teatro de rua e mostra paralela; e mostra especial, com espetáculos voltados à formação de público. Informações no www.uepgcultura.com.br/fenata .

Oficinas pedagógicas
Londrina - Estão abertas as inscrições para as Oficinas Pedagógicas promovidas pelo Sinpro/Ceapece. As oficinas são gratuitas e as vagas, limitadas. As aulas têm início no dia 13 de setembro. Informações na sede do Sinpro (Rua Delaine Negro, 75, Jardim Alto da Colina), pelo fone (43) 3327-0165 ou pelo e-mail [email protected] .