Festival de inverno
Arapongas - O 2º Festival de Inverno – Canto e Música de Arapongas acontecerá de 22 a 27 de julho, com apresentações em vários espaços públicos. Na programação, mostra de Canto e Corais e concertos didáticos, com a participação de escolas de músicas e conservatórios. A promoção é da Secretaria Municipal da Cultura, Lazer e Eventos. Informações no
www.arapongas.pr.gov.br

História
Curitiba - Estão abertas até o dia 8 de agosto as inscrições para o processo seletivo dos cursos de Mestrado e Doutorado em História da Universidade Federal do Paraná (UFPR). No mestrado são ofertadas 51 vagas e para o doutorado são 32 vagans. As linhas de pesquisa são Arte, Memória e Narrativa; Cultura e Poder; Espaço e Sociabilidades; Intersubjetividade e Pluralidade. Informações no http://www.humanas.ufpr.br/portal/historiapos .

Exposição
Toledo - A exposição "No sertão um pouso, uma vila... Assim começou Toledo" pode ser vista até o dia 31 de julho, no Museu Histórico Willy Barth, no Centro Cultural Oscar Silva. O acervo é composto por documentos, peças, quadros, fotos e cenários, entre outros itens. A atividade integra a 12ª Semana Nacional de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e é promovida pela Secretaria de Cultura. Informações no www.toledo.pr.gov.br

Oficina gratuita
Campo Mourão - Estão abertas no Sesc as inscrições para a oficina gratuita de Prezi, uma ferramenta para deixar as apresentações mais dinâmicas e criativas, que acontecerá nos dias 22 e 24 de julho, das 19 às 20h30, na Avenida João Bento, 2.020). Informações pelo fone (44) 3525 1060.

Ética em pesquisas
Guarapuava – A segunda edição do Fórum Regional de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos será realizado no dia 14 de agosto, no Auditório Central do campus Cedeteg, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O objetivo é apresentar os principais aspectos que envolvem a garantia da ética em pesquisa com seres humanos e a programação é composta de minicursos e palestras. O evento é organizado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (Comep) da Unicentro, em parceria com o Ministério da Saúde e a Faculdade Guairacá. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de agosto. Informações no www.unicentro.br

Imagem ilustrativa da imagem AGENDE-SE
| Foto: Shutterstock
Atividade física
Londrina – Abertas as inscrições para atividades do Programa de Atividade Física 2014 (Nafi) da Universidade Estadual de Londrina. São 19 modalidades oferecidas para as comunidades interna e externa. Entre as opções estão condicionamento físico, corrida e caminhada, dança de salão, deep running (corrida na água), hip-Hop, judô, wushu, musculação, voleibol e zumba. O período de atividades do Nafi vai de 21 de julho a 21 de novembro. Informações no www.uel.br/cef/nafi .



Beneficente
Cambé – Macarronada beneficente será realizada no dia 25 de julho, às 20 horas, no Centro de Eventos de Cambé. A promoção é da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI), em parceria com as empresas Moinho Arapongas e Macarrão Floriani. Os convites podem ser adquiridos diretamente na APMI, na Rua Presidente Kennedy, 132, ou solicitados pelo fone (43) 3174-0333.

Instrumentação cirúrgica
Londrina - Estão abertas até o dia 26 de julho as inscrições para o curso de Capacitação Técnica em Instrumentação Cirúrgica, destinado a auxiliares e técnicos de enfermagem e enfermeiros. O curso, que terá inicio no segundo semestre de 2014, terá carga horária de 288 horas e também será aberto ao público externo. Informações no site www.hutec.com.br ou pelo fone (43) 3371-2310.

Bioenergia
Foz do Iguaçu - O 2º Seminário de Bioenergia e Biocombustível do Mercosul (Simbiomercosul) será realizado nos dias 25 e 26 de setembro, no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI). A organização é do curso de pós-graduação em Bionergia, oferecido no Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O evento é promovido em conjunto com as universidades estaduais. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho no http://www.unioeste.br/eventos/simbiomercosul/ .