Imagem ilustrativa da imagem Agendamento online reduz filas para garantir passe escolar
| Foto: Saulo Ohara


Bem diferente dos anos anteriores, os pontos de venda de passe escolar em Londrina começaram o dia sem as intermináveis filas, nesta segunda-feira (4). Neste ano, a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) iniciou o serviço de agendamento online para cadastro no PTEM (Programa de Transporte Escolar Municipal) com o objetivo de evitar as filas e agilizar o atendimento. A medida parece ter dado resultado e rendeu elogios por parte dos usuários.

A auxiliar de serviços gerais Edilaine Zuk chegou às 8h40 na loja de passes da rua Quintino Bocaiúva, na região central, e ficou aliviada ao ver que a fila estava bem menor do que nos outros anos. "Antes, quando a gente vinha, chegava aqui às 7 horas, ficava lá fora, no sol, na chuva, e saía às 14 horas. Com o agendamento, acho que ficou bem melhor. Foi rápido de fazer no site e eles estipulam um horário para o atendimento que, no meu caso, foi das 8 às 11 horas. Acho que vou sair bem mais cedo dessa vez", disse ela, que foi fazer o cadastro para a filha, estudante do ensino fundamental.

No ponto de atendimento do Royal Plaza Shopping (centro), a fila também estava pequena por volta das 10 horas. A auxiliar de departamento pessoal Andressa Marrezi esperava um atendimento mais rápido neste ano, em razão do agendamento online. "Sempre foi muito cheio aqui, na loja da Quintino e no Terminal Central. Pelo menos aqui no shopping tem ar-condicionado para suportar a espera, mas hoje parece que vai ser mais rápido porque na hora do agendamento, eles estipulam um intervalo de tempo e, no período determinado, só atendem um X de pessoas. Está bem melhor", comentou. "Mas acho que daqui a alguns dias talvez as filas fiquem maiores", acrescentou Marrezi.

O agendamento online para cadastro no PTEM referente ao primeiro semestre de 2019 começou na última quarta-feira (30) e o prazo para cadastramento presencial dos estudantes das rede municipal, estadual e particular vai de 1º de fevereiro a 29 de março. Podem requerer a isenção da tarifa os alunos matriculados em instituições de ensino públicas ou privadas, conforme determinado na lei municipal nº 12.641/2017. Esse prazo só não vale para estudantes da UEL (Universidade Estadual de Londrina), que serão atendidos entre 18 de fevereiro e 18 de abril.

O pré-cadastro e o agendamento online devem ser feitos no site http://estudante.tcgrandelondrina.com.br/Sicade. O usuário informa os dados pessoais, o endereço residencial, instituição de ensino e escolhe a data, horário e ponto de atendimento para conclusão do processo e confecção do cartão escolar. A distribuição dos dias e horários é feita de acordo com a demanda e capacidade diária de atendimento de cada posto da TCGL (Transportes Coletivos Grande Londrina). O site pode ser acessado por meio de computadores, smartphones e tablets, mas quem não tiver acesso a nenhum desses dispositivos, poderá utilizar o terminal disponível na loja de créditos da rua Quintino Bocaiúva, 351 para fazer o agendamento. Além do ponto de atendimento na rua Quintino Bocaiúva, outros três estão disponíveis: no piso intermediário do Terminal Central; no Royal Plaza Shopping e no Super Muffato da avenida Duque de Caxias, 1200. Usuários que forem até um dos pontos de atendimento sem antes realizar o agendamento online não serão atendidos, adverte a CMTU.