Aeroportos preparam desenvolvimento
Da Redação
A conclusão das obras do novo aeroporto de Maringá, prevista para o primeiro semestre do próximo ano, e o início das obras do novo aeroporto de Londrina, em 2002, darão ao Paraná uma das melhores infra-estruturas aeroportuárias do País, com 78 pistas distribuídas em todo Estado, 41 delas pavimentadas.
Os recursos necessários para Maringá estão garantidos pelo Ministério da Aeronáutica e pelo governo do Estado, através das secretarias dos Transportes e do Desenvolvimento Urbano Programa Paraná Urbano e Fundo Estadual de Desenvolvimento Urbano. O novo aeroporto de Londrina está previsto no Plano Plurianual do governo federal, o Avança Brasil, anunciado no mês passado, que incluiu a construção do aeroporto entre os 365 projetos prioritários para o País.
Localizado numa área estratégica, na saída para Campo Mourão, o novo aeroporto de Maringá terá suporte para receber grandes aeronaves do tipo Boeing. A construção resolve também um antigo problema da região, pois permitirá a desativação do atual terminal, hoje muito próximo da área urbana. É um sonho de 10 anos que se realiza e que dará a Maringá um aeroporto melhor do que o de muitas capitais brasileiras, afirma o prefeito Jairo Gianotto.
Serão investidos até o final do projeto R$ 19 milhões. Executado com recursos da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, o prédio do Serviço de Combate a Incêndios está pronto e estão em fase final a pavimentação e drenagem das vias internas de acesso, obras da cisterna, casas de bombas e tratamento de esgoto. A construção do prédio do Terminal de Passageiros foi iniciada e está em licitação o projeto de sinalização e iluminação da pista, que já está pronta e tem 2,1 quilômetros de comprimento e 45 metros de largura. No mês passado, o governo do Estado repassou mais R$ 150 mil para as obras de acabamento do Terminal de Cargas.
Líderes empresariais e políticos do município acreditam que o novo aeroporto vai atrair mais empreendimentos para a região. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim), Jefferson Nogaroli, destaca que os investidores em potencial, que sondam novos mercados, procuram agilidade, conforto e segurança. Nós conseguiremos atrair esses empresários, uma vez que operaremos vôos em grandes aeronaves e novas escalas, diz. Segundo ele, o novo aeroporto, somado a outros atrativos da região, como a Zona de Processamento Aduaneiro e o Porto Seco, vão ajudar a incrementar o comércio e a indústria.Programa do governo do Estado vai dotar as cidades-pólo do Anel de Integração com aeroportos de primeira linha
DivulgaçãoNOVA ROTAO novo aeroporto de Maringá fica pronto no ano que vem, permitindo pouso de grandes aeronavesDivulgaçãoA partir de 2002, o Paraná terá uma das melhores infra-estruturas aeroportuárias do País





