.
. | Foto: Aldemir de Moraes/Prefeitura de Maringá

A Sema (Secretaria de Meio Ambiente e Bem Estar Animal) instalou cinco aeradores no lago do Parque do Ingá, em Maringá (Noroeste) prevenindo a proliferação de algas que podem comprometer a fauna aquática em período de falta de chuvas. Três equipamentos foram adquiridos com recursos da pasta e outros dois, de medidas compensatórias de empreendimentos.

Os equipamentos foram instalados em posições estratégicas para incorporar oxigênio e quebrar a barreira de estratificação da água, impedindo níveis diferentes de temperatura e oxigênio, deixando os lagos mais homogêneos.

O biólogo da Sema, Rogério, explica que os aeradores contribuem para a manutenção da vida aquática na época de estiagem. “O Lago do Parque do Ingá é abastecido principalmente pelas águas pluviais. A estiagem e redução do vento impedem a movimentação da lâmina de água, prejudicando dessa forma a fauna aquática”, destaca.

Com o objetivo de estratégias de manejo, objetivando a conservação da vegetação nativa, incluindo à do lago da reserva, é atualizado do Plano de Manejo do Parque do Ingá. O Nupélia (Núcleo de Pesquisas em Limnologia Ictiologia e Aquicultura) da UEM (Universidade Estadual de Maringá) realiza as análises dos parâmetros físicos e químicos dos lagos e das comunidades aquáticas.