Advogado foi mandante do crime, afirma polícia
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 07 de abril de 2003
Maigue Gueths<br>Equipe da Folha 
Curitiba O advogado Guilherme Navarro Lins de Souza, 29 anos, foi o mandante da morte do empresário Paulo Gustavo de Freitas Turkiewicz, de 30 anos. É esta a conclusão das investigações do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e Delegacia de Homicídios, apresentada ontem.
De acordo com o delegado do Cope, Luiz Carlos de Oliveira, apesar de o advogado ter confessado apenas ''dar um susto'' no empresário, todas as investigações e depoimentos confirmam sua responsabilidade. Turkiewicz foi o último presidente da falida rede de lojas Disapel, e foi morto na terça-feira, com quatro tiros na cabeça.
Além do advogado, que está com prisão temporária decretada, Rogério Juliano Gonçalves, 33 anos, é acusado de envolvimento. Ele foi preso em flagrante na sexta-feira por porte de arma e uso de documentos falsos. Rogério, que também usa o nome de Rogério Lemes Gonçalves e Rogério Carvalho, negou ter participação no crime.
O objetivo do advogado, segundo a polícia, era impedir que o empresário soubesse que ele havia desviado dinheiro para sua conta numa operação financeira de remessa de dinheiro ao exterior. O delegado disse que o acusado tentou assustar a vítima, afirmando que ele estaria sendo seguido, provavelmente por credores da Disapel.
Ao ser preso, Rogério portava duas pistolas semi-automáticas 380, mesmo modelo de arma que matou o empresário, mas exames de balística ainda não foram concluídos para afirmar se os três tiros partiram de alguma dessas armas.


