Adultos são os que mais usam internet
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 22 de julho de 2004
Reportagem Local 
Além do acervo de livros didáticos e paradidáticos, a Biblioteca Pública de Londrina disponibiliza outros serviços, como exibição de filmes e acesso gratuito à internet. Contrariando o perfil geral dos usuários (estudantes), os maiores navegadores da rede são adultos, geralmente homens, com idades entre 20 e 50 anos. O quadro descrito faz parte da análise da diretora da biblioteca, Célia Regina Gléria.
''Esse perfil de usuários se justifica pelo tipo de serviço procurado. Dentre os sites mais acessados estão as páginas de concursos e vagas de empregos, mas eles também acessam bastante os e-mails'', informou a gerente dos serviços de internet da Biblioteca Pública, Rosângela Maria Rocha de Melo.
Atualmente a biblioteca possui três terminais de microcomputadores, interligados à internet por banda larga, com conexão permanente. Para realizar consultas na internet, o usuário faz o agendamento, podendo utilizar o micro por uma hora. Segundo Célia Gléria, cerca de 30 pessoas, dez em cada micro, acessam a internet diariamente nos terminais instalados na biblioteca.
''As instalações que temos representam o mínimo para a inclusão digital dos londrinenses, mas já temos o projeto de ampliar o serviço de três para 30 computadores em rede na biblioteca'', disse a diretora. O serviço de acesso à internet na Biblioteca Pública foi implantado em 1997.


