Ibiporã - Na lista de desejos tem de perfume a itens de maquiagem, mas o maior pedido daqueles que vivem no Lar Padre Leone, em Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina) não é material. “É pensar que alguém se lembrou deles, que alguém quis comprar algo de Natal para eles. A maioria dos idosos tem um vínculo familiar bastante fragilizado. Tem alguns que estão aqui há mais de 30 anos afastados dos familiares e outros não têm ninguém”, comenta irmã Ângela Maria da Rosa, uma das cuidadoras no Lar.

Graças a um grupo de voluntários, esse pedido especial vem sendo atendido há cinco anos por meio da campanha “Adote um Sorriso”. A ação é realizada nas semanas que antecedem o Natal e o objetivo é incentivar a sociedade a presentear os idosos de acordo com seus desejos. Para os acamados, o grupo pede doações de produtos de higiene.

Atualmente, o Lar conta com 85 idosos, a maioria com idade entre 70 e 80 anos. Do total, 36 são mulheres e cerca de 15 estão acamados. A voluntária Naiara Iohana Tsuru conta que todos os idosos já foram “adotados” com os presentes após a divulgação da campanha nas redes sociais, mas explica que os todos podem ser adotados mais de uma vez e que as colaborações podem ser através de doações também.

“Houve uma diminuição nas arrecadações de produtos de uso diário na instituição porque os eventos que eram habitualmente promovidos foram suspensos devido à pandemia da Covid-19", diz. Entre os itens de maior urgência estão: enxaguante bucal, gaze, talco, desodorante, hidratante, lenço umedecido e fraldas geriátricas (G e GG). “Gastamos uma média de 6.600 fraldas em um mês”, conta irmã Ângela.

As doações podem ser feitas até o dia 15 de dezembro. Para garantir a proteção de todos, os produtos serão higienizados e entregues aos idosos no dia 20 de dezembro. “A princípio ficamos receosos em fazer a campanha por conta da pandemia, mas decidimos manter esse momento especial e estamos tomando todos os cuidados preventivos. Não queremos deixar de levar um pouco de alegria para eles”, diz a voluntária.

Para irmã Ângela, a ação comove muitas pessoas a cada ano e esse carinho faz uma enorme diferença para os idosos. “A gente recebia doações todos os dias e o pessoal entrava no pátio e conversava com eles, ou seja, havia um momento de troca. Com a pandemia, nada disso aconteceu ao longo deste ano e as doações serão uma forma de saberem e sentirem que não estão sozinhos”, comenta.

Imagem ilustrativa da imagem 'Adote um sorriso' leva alegria ao Lar Padre Leone em Ibiporã
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

HISTÓRIA

O Lar Padre Leone preserva uma história de acolhimento aos mais vulneráveis e carentes ao longo de 65 anos em Ibiporã. Na instituição, os idosos contam com alimentação, serviços em saúde, terapia ocupacional e fisioterapia. Irmã Ângela explica que os custos são cobertos com a soma da aposentadoria dos acolhidos e um repasse feito pela Prefeitura de Ibiporã e governo federal.

Porém, desde a fundação em 1955, o Lar Padre Leone sempre foi “abraçado” pela comunidade, especialmente para a construção da casa de alvenaria e nas reformas de ampliação. “Tudo foi sendo construído com a ajuda de toda a sociedade que entende a importância deste trabalho”, destaca.

O amplo espaço que a entidade ocupa hoje no bairro Semprebom é bem diferente de décadas atrás, quando os trabalhos eram realizados em uma pequena casa de madeira. Irmã Ângela lembra que tudo começou quando o padre italiano Leone, falecido em 1985, passou por Ibiporã junto com a Conferência Vicentina. “Como a linha de trem passava por aqui, os andarilhos sempre estavam ao redor e foi assim que os vicentinos passaram a cuidar deles, oferecendo pernoite e muitos foram ficando, pois eram idosos e não tinham condições de voltar para a rua.”

SERVIÇO - Quem quiser colaborar com o Lar Padre Leone pode entrar em contato com Naiara 9 9981-3468 ou Miriam 9 8419-1167. Há pontos de coleta distribuídos em Ibiporã e Londrina.