Imagem ilustrativa da imagem Adote um aluno: famílias de Londrina precisam de ajuda para comprar material escolar
| Foto: iStock

Enquanto o retorno às salas de aula não é possível devido à pandemia do novo coronavírus, os alunos da rede pública em Londrina seguem assistindo as aulas em casa. Mas essa condição não significa que o desejo por um kit de material novinho tenha ficado para trás. Muito pelo contrário. É até um incentivo para os estudantes seguirem com os estudos.

A questão é que uma boa parcela das famílias não tem como comprar esses materiais se não houver uma grande corrente de solidariedade. Pensando nisso, o Coletivo Conexões de Londrina lançou a campanha “Adote um aluno” com o objetivo de arrecadar doações em dinheiro para comprar kits escolares até o dia 22 de março. A meta é atender cerca de 2,5 mil estudantes, do 1° ao 9° ano, em Londrina e região.

Na casa de Vitória Mendes Bitencourt, de 12 anos, a família acaba de ganhar mais uma integrante, mas a mãe Adrian Caroline Mendes Pezzotti conta que desde a gestação está desempregada. “Para nós, essa campanha chega numa boa hora porque a gente não tem renda nem para os custos básicos, quem dirá para comprar lápis e cadernos novos”, lamenta.

A família mora no residencial Vista Bela, na região norte da cidade, e tem uma renda de R$ 600, que Pezzotti guardou das últimas diárias que recebeu como faxineira. “Mas agora, com minha filha recém-nascida, não posso fazer essas diárias e estou tentando um auxílio maternidade. Penso muito na Vitória que, apesar das dificuldades, se anima com as atividades da escola. Ela se esforça muito ao assistir as aulas de casa, mas tem o desejo de ter as coisinhas dela. Por enquanto, estamos reaproveitando o material do ano passado”, comenta.

Os kits escolares montados com o dinheiro arrecadado terão 1 estojo, 3 lápis, 1 borracha, 1 apontador, 3 canetas, 2 cadernos grandes, 1 caderno de desenho, 1 régua, 1 cola, 1 tesoura e 1 caixa de lápis de cor.

EVASÃO ESCOLAR

Luana Gomes, integrante do coletivo e coordenadora da campanha, diz que a expectativa é ajudar cerca de 1,2 mil alunos em Londrina, 400 em Ibiporã, 400 em Cambé e 400 em Rolândia, na região metropolitana. As famílias a serem ajudadas são indicadas por lideranças locais.

“Essa é a primeira vez que o Conexões promove uma ação para compra de materiais escolares. Sabemos que todas as pessoas estão com dificuldade econômica e isso impacta diretamente na retomada das atividades escolares, principalmente entre os adolescentes. O segundo segmento do fundamental é um período muito delicado porque é quando a evasão (escolar) começa a se tornar mais expressiva”, ressalta.

Em contato diário com as demandas das regiões periféricas da cidade, Gomes diz que sem o auxílio emergencial e sem emprego, a condição de vulnerabilidade da saúde das pessoas aumentou bastante. “E quem não tem dinheiro, não tem dinheiro. Nas famílias mais pobres falta tudo: desde as proteínas e os vegetais para consumo, itens de higiene, material escolar. A pandemia está apertando todo mundo. Aumentou expressivamente o número de pessoas infectadas e a tendência é a coisa ganhar mais proporção ainda”, diz.

SERVIÇO: O valor do kit de material escolar é de R$ 40. As doações podem ser feitas por Pix ([email protected]) ou depósito em conta: Nubank/Banco 260/Ag 0001/ conta 63823497-7. Mais informações, acesse o perfil @conexoeslondrina