Adolescentes preocupam mais a Saúde em Maringá
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 01 de dezembro de 2000
Marta Medeiros De Maringá 
O avanço da Aids em adolescentes é uma das principais preocupações dos profissionais da Saúde em Maringá e região. Nos últimos anos, o número de jovens com menos de 19 anos de idade vem aumentando nas estatísticas sobre a doença. Para a chefe do setor de epidemiologia da 15ª Regional de Saúde, médica Norico Miyagui Misuta, a situação é grave porque revela a falta de cuidados dos adolescentes e o início precoce na vida sexual.
Norico ressalta que a estatística aborda apenas os casos que evoluíram para a doença, já que os exames de resultado positivo não são computados. Como na maioria dos casos a doença só se desenvolve depois de quatro ou cinco anos, a presença de menores de 19 anos revela bem a precocidade sexual.
Desde 1985, quando foi verificado o primeiro caso de Aids pela 15ª Regional, que abrange 30 municípios da região de Maringá, existem 525 registros da doença sendo que 268 evoluíram para óbito. Este ano foram registrados 74 novos casos, sendo um de criança. De 1992 até agora, quando foi verificado o primeiro caso de Aids em criança pela 15ª Regional, 20 desenvolveram a doença. Estamos com um trabalho com as gestantes incentivando o exame porque se a mãe estiver com Aids é possível reduzir o risco do bebê adquirir a doença em até 8% com o tratamento adequado, explica Norico.
Equipes de Saúde programaram para o dia de hoje bloqueios em rodovias da região no período da manhã. Objetivo é chamar a atenção de caminhoneiros para o avanço da doença. De noite as equipes irão visitar postos de combustíveis.


