Desde que a Sesa (secretaria estadual de Saúde) e os Conselhos das secretarias municipais de Saúde, do Paraná, deliberaram na terça-feira (21) a etapa de vacinação contra a Covid-19 dos adolescentes de 12 a 17 anos, municípios têm iniciado o cadastro desse público. Em Rolândia (Região Metropolitana de Londrina), mesmo quem fez um pré-cadastro, com a nova recomendação, precisa preencher um novo formulário, mais específico e detalhado. O formulário está disponível no link https://bit.ly/3u4VlQR ou pode ser acessado pelo site da prefeitura https://www.rolandia.pr.gov.br/.

Imagem ilustrativa da imagem Adolescentes de Rolândia devem preencher formulário para vacina
| Foto: Sergio Ranali-31/07/2015

“A gente liberou um cadastro específico para adolescentes com comorbidades, mas não temos mais definições. Estamos aguardando as orientações da Sesa para que a gente possa avançar nessa vacinação. Só lembrando que são adolescentes com comorbidades, que foi o repassado até o momento. Não tivemos nenhuma determinação para dar início a essa vacinação, então, no momento, é só o cadastro que está sendo realizado”, detalhou a secretária municipal de Saúde, Paloma de Souza Cavalcante Pissinati.

“Já fizemos um pré-cadastro de toda a população jovem, de adolescentes, mas ainda não temos ideia de quantos têm comorbidades. Iniciamos o cadastro ontem (terça-feira) à tarde”, acrescentou a secretária. Segundo ela, o novo formulário foi aberto sob orientação da Sesa.

“Nós já adaptamos a estrutura para atender os adolescentes para vacinar os jovens de 18 anos. Nós fizemos a edição da balada da vacina, quando vacinamos jovens de 20 e 19 anos de idade, e já mudamos o formato da divulgação para uma forma mais atrativa para este público. Então nós só estamos aprimorando estas estratégias, para o caso da gente ter de avançar na vacinação dos adolescentes”, apontou.

VACINÔMETRO

Rolândia possui 45.993 vacinados com a primeira dose e 22.134 pessoas vacinadas com a segunda dose. Há outras 1.545 pessoas vacinadas com a Janssen, de dose única. A cidade possui 47.971 casos notificados da doença, dos quais 9.705 foram confirmados. Desse total 227 pessoas morreram, 219 estão em isolamento domiciliar e 15 estão internados com a Covid-19 (9 na enfermaria e 6 na UTI).

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1