Imagem ilustrativa da imagem Adolescente morre afogado após pular no lago Igapó
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Um adolescente de 14 anos morreu na tarde deste domingo (8) após pular no Lago Igapó 1, na zona sul de Londrina. Ele estava com amigos e o irmão na barragem quando entrou na água para se refrescar, por volta das 15h, e não foi mais visto. A suspeita é de que ele tenha passado mal antes. O jovem não saberia nadar, mas teria habilidade em boiar e mergulhar.

Ele foi encontrado perto do ponto onde havia entrado, na barragem, numa profundidade de aproximadamente quatro metros, 20 minutos após sumir. A operação para retirada do corpo durou duas horas e contou com dois mergulhadores.

“Havia o irmão que estava na água, um maior de idade, e solicitou que o menor pulasse. O adolescente pulou e acabou afundando. O médico do Samu esteve no local e constatou o óbito dessa vítima”, relatou o tenente Luciano Camilo, dos Bombeiros.

FARRA

Com a temperatura acima dos 30° graus neste domingo, dezenas de famílias e grupos aproveitaram o dia no Igapó. A grande maioria aglomerada e sem máscara, mesmo com a legislação obrigando o acessório, em razão da pandemia de coronavírus. Carros ficaram espalhados no gramado, com som alto e pessoas consumindo bebidas alcoólicas.

Mesmo após o desaparecimento do garoto, diversas pessoas continuaram se banhando no lago, o que não é recomendado. Muitas crianças, inclusive, com os pais. Durante o serviço dos bombeiros, alguns jovens e adultos seguiram realizando manobras com jet skis, sendo repreendidos pelos socorristas, o que não adiantou. Enquanto o adolescente era resgatado, as pessoas se aglomeraram ainda mais, não respeitando o distanciamento mínimo de dois metros, indicado pelas autoridades em saúde.

Jovens e adultos continuaram com jet skis na água durante procura pelo adolescente
Jovens e adultos continuaram com jet skis na água durante procura pelo adolescente | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

“Está bem cheio de pessoas que vêm se divertir aqui, mas a área é inapropriada para banho. Tem gente com motos aquáticas, o que ocasiona muito perigo. É um local que deve ser evitado. Mar, rios e lagos, que não possuem uma profundidade gradativa igual piscina, é complicado. As pessoas têm que respeitar. Se não souber nadar e nem flutuar, não entre na água”, recomendou.

Atualizada às 18h46