Um rapaz foi morto e outro baleado por policiais militares em duas ocorrências distintas na noite de anteontem, em Londrina. Na primeira, um adolescente de 17 anos teria tentado assaltar um PM, mas o mesmo reagiu.
O fato foi registrado na Rua Porto Alegre, no Centro, por volta das 19 horas de sábado. Segundo informações repassadas pelo sargento Marinho, da Central de Operações (Copom) do 5º Batalhão de PM, o adolescente teria abordado um policial que estaria dentro de seu carro, em horário de folga, e dado voz de assalto. O suspeito, ainda de acordo com a PM, portava uma pistola calibre 765.
Também armado, o policial teria reagido e disparado contra o criminoso. Segundo Luciano Bucharles, perito do Instituto de Criminalítica (IC), que esteve no local, o policial efetuou cinco disparos. No entanto, o perito não soube informar se o adolescente chegou a atirar contra o PM. ''A arma que estaria de posse do assaltante foi retirada do local, por isso não podemos saber se ele atirou'', explicou o perito. O jovem morreu no local. Familiares foram ontem ao Instituto Médico Legal (IML) e o reconheceram como Douglas Lourenço Mendes.
O IML informou que não podia confirmar oficialmente a identidade do rapaz, porque a família entregou apenas uma fotocópia de seu RG. Sob o compromisso de apresentar o documento original hoje, o corpo foi liberado e velado na capela do Cemitério Jardim da Saudade, na Zona Norte.
Na Avenida Saul Elkind (Zona Norte), às 21h30 de anteontem, Willian Pailão, 18 anos, foi ferido depois de assaltar uma pastelaria. De acordo com sargento Marinho, ele teria disparado um tiro no balcão para assustar o dono do estabelecimento e subtraído R$ 200,00 do caixa. Um PM que também estaria em horário de folga, comendo um lanche no local, aguardou que Pailão se retirasse para segui-lo e deu voz de prisão.
''O assaltante se virou com a arma na mão e o policial deu três tiros, que acertaram braço e abdômen. Mesmo assim, ele conseguiu correr e fugiu num Chevette que o aguardava por ali'', contou o sargento. Logo depois, o Hospital da Zona Norte (HZN) ligou para a PM informando que atendera um baleado. O proprietário da pastelaria reconheceu o assaltante no hospital. Pailão foi transferido para o Hospital Universitário (HU), onde passou por cirurgia e se recuperava ontem. Ele deve ser preso assim que receber alta.

Região - Em Cambé, Pedro Jorge dos Santos foi ferido com três tiros no abdômen dentro de um bar na Rua Antônio Raminelli, Jardim Ana Rosa, às 20 horas de sábado. Testemunhas disseram que o autor da tentativa de homicídio seria um homem conhecido como ''E.T.'', que chegou em uma moto Twister vermelha acompanhado de outra pessoa. Santos foi internado no Hospital Evangélico e passa bem.
Também na noite de sábado, em Bela Vista do Paraíso, o corpo de um andarilho foi encontrado por uma mulher dentro do banheiro feminino da Praça da Igreja Matriz. Segundo a Polícia Militar da cidade, ele foi identificado como Mauro Ferreira de Castro. O corpo estava ensanguentado, mas a PM desconhecia a causa da morte. Segundo o IML de Londrina, o ferimento pode ter sido causado por algum tipo de faca.

mockup