Administradores com visão de cidadãos
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 14 de maio de 2009
Mariana Guerin<br> Reportagem Local 
Analisar a vialibilidade de um negócio, planejá-lo, controlar o estoque, fluxo de caixa, vender. As atividades que permeiam o dia-a-dia de uma empresa estão sendo conhecidas na prática por futuros administradores na Faculdade Pitágoras, de Londrina, durante a XII Semana da Solidariedade. Ao contrário do lucro a qualquer preço, porém, o que os alunos buscam é um resultado bem mais nobre, sob o ponto de vista humanitário: colaborar com 11 instituições filantrópicas de Londrina.
Organizado pelos alunos do quarto semestre de Administração, o evento é direcionado aos alunos, professores e à comunidade externa, com entrada franca. Até hoje estão funcionando quatro barracas pela manhã e sete à noite, onde são comercializados pastel, espetinho, pizza, entre outros itens.
''Os alunos ficam encarregados de escolher as instituições, preparar os alimentos, montar as barracas, planejar a compra dos ingredientes'', explicou a professora Tatiana Maia. O desempenho dos 80 alunos nos três dias de evento vale nota e todo o dinheiro arrecadado será revertido às instituições.
Os alunos Paulo César Alves, Marcelo Moroisi, Simone da Silva e Erica Patrícia de Andrade Santos montaram uma barraca de espetinhos. Num primeiro contato com o projeto, todos acharam a ideia difícil, mas descobriram, ao conhecer a entidade (Casa de Apoio Madre Leônia), o quanto as ONGs precisam de ajuda. ''Se toda faculdade fizesse um projeto como este, imagina quantas ONGs poderiam ser ajudadas'', comentou Simone.


