Adiados depoimentos de vereador e assessores
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 20 de maio de 1999
Silvana Leão 
Foram adiados os depoimentos do vereador de Londrina Jaci Aguiar (PDT) e dos assessores parlamentares Fredemax Mota, José Rojas Gavilan e Aristeu Rodrigues, marcados para ontem, na 4ª Vara Criminal. Eles são acusados de formação de quadrilha e tentativa de extorsão contra diretores de duas cooperativas de leite. O grupo teria pedido R$ 30 mil da Cativa e R$ 50 mil da Central Norte, de Apucarana, para não divulgar laudos que reprovavam o leite tipo C das cooperativas.
A nova audiência sobre o caso, conhecido como escândalo do leite, ainda não tem data para acontecer. O adiamento aconteceu porque o juiz responsável pelo caso, Arquelau de Araújo Ribas, alegou impedimentos de foro íntimo para julgar o processo. O caso foi assumido pela juíza-substituta Oneide Negrão.
Ribas explicou que anteontem foi protocolada uma petição que substitui o advogado de defesa de um dos acusados. Como eu não atuo nos processos em que este advogado atua, me dei por impedido, explicou, acrescentando que o advogado em questão é o único da Comarca com quem ele se recusa a atuar.
O juiz acredita que a nova audiência não demore a acontecer, pois Oneide atua apenas nas licenças ou impedimentos de outros juízes. Não sendo titular de uma vara, ela pode conseguir a audiência em menos tempo.
O acusado que substituiu o advogado é Gavilan, ex-assessor do vereador Beto Sacaff (PSDB). Ele seria defendido por Adolfo Góis, que advoga por Mota, Rodrigues e Alves. Agora, seu advogado é João Carlos de Oliveira, que disse ter assumido o caso mais por amizade pessoal com Gavilan.
Eu não costumo atuar na área criminal, minha área de atuação é o direito público. O Gavilan estava preocupado, pediu para eu dar uma olhada no processo e acabei assumindo. Isso não quer dizer que ele não confiasse nos outros advogados que estão trabalhando no caso, afirmou.
Oliveira disse que não leu o processo ainda, mas iria fazer a defesa prévia assim mesmo. Ele preferiu não comentar a decisão do juiz em abandonar o caso. O promotor da 4ª Vara Criminal, Cláudio Esteves, afirmou que conversou pessoalmente com a juíza para pedir o agendamento da audiência para o mais breve possível. Até ontem à tarde, ela não havia marcado nova data. Outro acusado, José Theodoro Alves (vice-prefeito de Apucarana) será ouvido através de carta precatória.


