Adesão ao programa é voluntária
A neutralização de carbono é voluntária. Nada impede, porém, que a adesão a um projeto ambientalmente correto seja explorado comercialmente. O que ainda ocorre é uma dificuldade para que as empresas mantenham o projeto por um período maior do que o contratado inicialmente. ''Não condeno a empresa que utiliza a neutralização de carbono como uma ferramenta de marketing'', opina o advogado Renato Barros de Camargo Júnior, presidente da Associação Civil Ambiente Neutro. Ele acredita que a divulgação é benéfica, uma vez que pode chamar a atenção de outras firmas para a questão ambiental.
Ainda que seja opcional, a adesão a um programa de redução de emissões e neutralização de carbono pode, indiretamente, tornar-se obrigatória. É comum que filiais locais de multinacionais sejam enquadradas em projetos ambientais por exigência dos países de origem das empresas.
E os especilistas garantem que não apenas empresas de grande porte podem contratar uma consultoria para compensação de carbono. Um show ou uma festa, por exemplo, podem ter suas emissões de carbono neutralizadas. No entanto é necessário fazer um levantamento detalhado, levando em conta desde o combustível consumido no transporte de equipamentos, artistas e público até a destinação do lixo.
O trabalho inclui ainda recomendações para que as emissões sejam reduzidas no futuro, como, por exemplo, a opção pelo álcool em relação à gasolina no transporte. ''Uma política de gerenciamento ambiental deve ser vista como um investimento e não como uma despesa'', alerta a bióloga, consultora e assessora ambiental Tatiana de Souza Lula Sanches. Um exemplo prático foi a criação do cinzeiro portátil - feito de garrafa pet que pode ser distribuída para evitar que as bitucas sejam jogadas no chão. É uma alternativa já oferecida para organizadores de eventos preocupados com a questão ambiental.
Portanto, em vez de esperar, cada um pode colaborar e reduzir suas emissões de carbono por meio de atitudes simples, como apagar a luz ao sair do cômodo. E assim, agindo na esfera local, contribuir com o combate ao aquecimento global.(F.R.F.)





