Curitiba - O garoto de programa Walter Machado Soares, 27 anos, confessou ontem que matou o cônsul de Portugal, em Curitiba, Miguel José Fawor, e ocultou o corpo, há dois anos. O julgamento dos dois michês Walter e Carlos Rodrigo Fraga, de 21 anos acusados pelo crime, começou ontem e deve terminar somente hoje, quando será dada a sentença. Walter confessou os crimes de homicídio qualificado, furto e ocultação de cadáver.
Em março de 2000, depois de um programa mal-sucedido, ele e Carlos teriam matado o cônsul com golpes de halteres na cabeça, roubado uma secretária eletrônica e o carro da vítima para simular furto e desovado o cadáver em Morretes, no Litoral do Estado. O corpo foi jogado de uma altura de nove metros.
Soares está preso no Presídio do Ahú e Fraga no Centro de Triagem desde março de 2000. Ontem os dois acusados prestaram depoimento no início da tarde. Enquanto Walter confessou ter desferido os golpes que mataram a vítima, Carlos confessou ter participado do crime de ocultação de cadáver e furto. Durante o julgamento, que deve ultrapassar 24 horas de duração, estavam previstos o depoimento de 11 testemunhas, mas no final da tarde, o Ministério Público e a defesa já haviam desistido de ouvir duas.
O advogado de Walter, Nelmon Silva Júnior, disse que o acusado pode ser beneficiado por ser réu primário, dependendo da sentença. Juntos, os crimes que cometeu podem levar à pena de reclusão de até 42 anos. Um autor de homicídio qualificado, por exemplo, pode pegar pena de 20 a 30 anos de reclusão; de furto qualificado, de 2 a 8 anos e de ocultação de cadáver, de 1 a 4 anos de detenção. ''Ele confessou todos os crimes, mas dependendo da sentença pode ter benefício de progressão'', disse o advogado.
Os depoimentos dos dois acusados mostraram que o cônsul foi morto por causa de uma discussão pelo preço do programa. Depois de receber os golpes, a vítima foi encapuzada ''porque se debatia muito'', segundo o depoimento de Soares, mas acabou morrendo. Para simular um latrocínio, os dois michês levaram o corpo para a Serra do Mar e na mesma noite abandonaram o carro da vítima um Mercedes Benz Elegance, com placa oficial CC-4007, na Rua Sete de Abril, bairro Alto da Rua XV, em Curitiba. Antes da noite do crime, Fraga havia saído três vezes com o cônsul. Soares, uma. O diplomata tinha 42 anos quando morreu.

mockup