Giovani Ferreira
De Curitiba
O engenheiro Arion Cruz Santos, de Curitiba, um dos principais envolvidos no caso das supostas licitações irregulares da Companhia Municipal de Urbanização (Comurb) e Autarquia Municipal do Ambiente (AMA), de Londrina, está incomunicável e orientado pelo seu advogado para não falar sobre o assunto. Acusado de intermediar e representar algumas empresas nas licitações, Arion está praticamente desaparecido desde que o Ministério Público começou a investigar as denúncias de fraudes.
A Folha conseguiu conversar com Mauro Pinheiro Júnior, advogado de Arion, que também preferiu não dar nenhuma declaração sobre o envolvimento de seu cliente no caso AMA/Comurb. Pinheiro Júnior limitou-se a fazer comentários técnicos sobre o trabalho de defesa, afirmando que ‘‘este não é o momento oportuno para fazer declarações’’. Apesar de não falar com a imprensa, o advogado garante que Arion não desapareceu e está sempre à disposição da Justiça.
Durante as investigações do Ministério Público, Pinheiro Júnior contou que Arion já foi ouvido por duas vezes. Uma delas foi em um depoimento oficial, em que o engenheiro foi intimado a comparecer a um interrogatório feito pelo promotor de investigações criminais de Londrina, Cláudio Esteves. A segunda convocação foi extra-oficial, não havendo a necessidade de Arion comparecer. Mesmo assim, disse o advogado, ele compareceu e respondeu a todas as perguntas.
‘‘Nós estamos em compasso de espera’’, disse o advogado, afirmando que ele e seu cliente aguardam um posicionamento dos promotores que estão investigando o caso. Explicou que seu cliente, assim como fez quando foi intimado a depor, está esperando um possível chamado da Justiça. Pinheiro Júnior está viajando e atendeu a reportagem por telefone. Ao encerrar a conversa, ele comentou que as declarações necessárias podem ser feitas oportunamente.
A Esteio Engenharia e Aerolevantamento, da qual Arion Cruz era apontado como representante, informou ontem que o engenheiro faz muito tempo que não aparece e também que ele não trabalha mais na empresa. A pessoa que falou com a reportagem não quis precisar a quanto tempo Arion não tem mais relação com a Esteio. Limitou-se apenas a dizer que já faz muito tempo. A Esteio teria participado de licitações em Londrina tendo o engenheiro Arion Cruz como intermediário.