Dicas de nutrição, aulas de fisioterapia e auxílio alimentação, além de um acolhimento que permite que gestantes em situação de vulnerabilidade social possam se conhecer melhor e relacionar-se de forma mais saudável com seus familiares. É isso o que propõe o Projeto Grupo de Gestantes, desenvolvido por voluntários do Centro Espírita Meimei, localizado na Vila Nova (Centro de Londrina).
O trabalho existe há mais de 12 anos e, segundo a vice-coordenadora do projeto, Maria Ivonete Fiates, surgiu a partir do interesse dos voluntários em auxiliar adolescentes gestantes.
''Sempre acreditamos que quando você divide o fardo o peso fica mais leve e é isso que queríamos proporcionar a elas. Queríamos ensiná-las a enxergar por um outro ângulo esse momento único de suas vidas'', explica Maria Ivonete. ''Mostrar que é possível sim criar seus filhos, ainda que não planejados e com todas as dificuldades da vida, com amor e dignidade.'' Atualmente, são atendidas 20 mulheres de 17 a 40 anos de Londrina, Ibiporã e Cambé.
Grávida de três meses e esperando o quinto filho, a auxiliar de cozinha Regina da Silva Candido participa pela primeira vez do grupo. Ela destaca que um dos principais benefícios foi aprender mais sobre nutrição. ''Diferentemente das outras gestações, hoje eu já sei o que devo comer para não ter que enfrentar os terríveis enjoos'', revela Regina, que já é mãe de Nayara, 10, Nataly, 9, Naiany, 4, e Naycon, 3. ''Além disso, conhecer as técnicas de respiração facilita muito na hora do parto.''
A dona de casa Jenifer Vitória Ribeiro conta que fez questão de participar pela segunda vez do curso por causa do aprendizado que obteve durante a gestação da primeiro filho. ''Eu pude entender melhor o processo pelo qual meu corpo estava passando e todas as suas mudanças. A gravidez acabou se tornando muito mais tranquila do que eu esperava'', relata.
O curso é realizado gratuitamente todas as quartas-feiras à tarde e tem duração de 16 dias. Nas aulas as futuras mamães aprendem como se alimentar melhor para beneficiar o bebê e elas próprias, recebem dicas de higiene pessoal, têm informações sobre métodos de prevenção às DSTs, aleitamento materno, planejamento familiar, efeitos das drogas na gestação e acidentes domésticos, entre outros itens.
Durante o curso, as gestantes ainda participam das chamadas terapias comunitárias, trocando experiências e compartilhando os conflitos que vivenciam durante este período.
As mulheres também recebem cestas básicas e ajuda para o transporte coletivo. Ao final do curso, elas são presenteadas com um enxoval completo, produzido por voluntárias do Centro.
Serviço - Mais informações sobre o curso para gestantes pelo fone (43) 3338-3189

mockup