Atividades de preservação na Bacia do Córrego Água Fresca, primeiro manancial de abastecimento público de Londrina e afluente do Lago Igapó, serão realizadas na sexta-feira (29). A iniciativa é do Comitê de Responsabilidade Socioambiental da Sanepar, que atuará em parceria com secretarias municipais e CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanismo). Em parceria com engenheiros da Secretaria de Obras, foi feito levantamento da drenagem de águas pluviais para elaboração de projeto para adequação.

No período da manhã, a partir das 8h, agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde vão divulgar para os moradores e comerciantes do jardim Quebec a ação que acontecerá à tarde. Segundo a educadora em Endemias da secretaria, Lucimara Vasconcelos, os profissionais irão convidar a população para participar da iniciativa, além de orientar sobre como fazer a preservação do córrego, inclusive sobre a forma adequada de armazenar o lixo. "Quando armazenado de forma inadequada, o lixo pode ir para o córrego e contaminá-lo. Além dos prejuízos ao meio ambiente, isso pode acarretar na proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, e riscos de outras endemias, como as provocadas pelo caramujo africano e escorpião."

De acordo com Vasconcelos, os agentes também vão entregar panfletos sobre o combate ao Aedes, que inclui meios de prevenção, doenças provocadas por ele, além do armazenamento do lixo. "Também vão entregar um panfleto da Sanepar, que orienta a comunidade sobre o descarte do óleo de cozinha", disse.

Já as atividades de preservação vão começar a partir da nascente, no fundo da ETA (Estação de Tratamento de Água) Cafezal, até a foz no Igapó. Das 13h30 às 17h30, estão programadas caminhada de reconhecimento da área, com conversas educativas; recolhimento dos resíduos sólidos poluentes e potenciais criadouros do Aedes aegypti; análise química da água do rio, em dois pontos; monitoramento das mudas plantadas às margens do Água Fresca em eventos anteriores; e vistorias para averiguar lançamento clandestino de esgoto por uma equipe de manutenção de redes da Sanepar, entre outros.

NÚMEROS
Segundo boletim semanal divulgado pela Saúde, desde o início do ano foram registradas 1.627 notificações relacionadas à dengue, sendo 15 casos confirmados, 1.479 descartados e outros 133 aguardando o resultado de exames laboratoriais.

mockup