Alexandre Sanches
De Londrina
A Associação Cristã de Moços do Brasil (ACM) – entidade ecumênica fundada há 155 anos na Inglaterra – assumiu oficialmente as reformas e a administração do Clube Esportivo do Conjunto Maria Cecília, na zona norte de Londrina. Esta semana os trabalhos estão concentrados na limpeza e recuperação das piscinas e dos vestiários. A recuperação de outras áreas é feita gradativamente.
O complexo, que possui quatro piscinas, um ginásio coberto, campos e quadras de futebol, além de lanchonetes e áreas de lazer, estava praticamente abandonado há pelo menos seis meses. O local foi construído pela Companhia de Habitação (Cohab), como local de lazer na região norte. No início do ano passado, a administração do local foi passada para a Associação de Moradores do bairro, que acumulou uma dívida de aproximadamente R$ 50 mil.
O secretário geral da ACM, Paulo Tarcísio Barreto de Abreu, disse que no dia 23 de dezembro foi firmado o convênio com a Cohab, transferindo a responsabilidade da administração. ‘‘Já estamos trabalhando no local com a recuperação das piscinas e dos vestiários. Na segunda-feira queremos ver se reativamos a secretaria’’, anunciou. A entidade espera conseguir resgatar os sócios antigos e iniciar a inscrição de novos.
‘‘A nossa intenção é atingir todos os moradores da região norte da cidade. Ainda este mês queremos reativar as piscinas e deixá-las à disposição dos sócios. Depois faremos, à medida que a quantidade de sócios for aumentando, as outras reformas, gradativamente’’, afirmou, sem informar quanto está sendo investido na reativação do clube.
Paulo Tarcísio disse ainda, que o Complexo Esportivo funcionará nos moldes da ACM, que mantém clube na região sul da cidade. ‘‘Trabalhamos como clube recreativo mas somos reconhecidos como entidade de utilidade pública e de filantropia. Vinte por cento da renda bruta tem que ser aplicada na assistência social’’, enfatizou. Além da parte recreativa, a entidade montará na zona norte uma escola profissionalizante com iniciação em informática, criará o clube da terceira idade, escolinhas de iniciação esportiva para menores, formação de corpo de líderes, entre outras atividades.
Para a adesão de novos sócios ou mesmo a confirmação dos sócios antigos, a ACM pede que os interessados entrem em contato pelo telefone da entidade (43) 341-7393 ou 341-8263l. Funcionários estarão fornecendo informações sobre como proceder. A partir da próxima semana a secretaria do Complexo Esportivo deverá estar em funcionamento.