Acidentes domésticos são sempre uma grande dor de cabeça, seja para a vítima ou para sua família. O cardiologista e gerente do Samu de Londrina, Elândio Cléber Câmara, explica que de aproximadamente 350 ligações que a Central recebe todos os dias, cerca de 35 são solicitações para acidentes domésticos. De acordo com Câmara, esses acidentes ocorrem geralmente durante o dia, período em que a maioria dos adultos está trabalhando e muitas crianças e idosos estão em casa. Para saber como agir nestes casos, o médico dá as dicas:
Engasgo
Em caso de engasgo com objetos ou alimentos, nem sempre a melhor iniciativa é retirar o objeto da boca. ''Se for um objeto pequeno, não se deve fazer nada, só observar, mas quando se tratar de um objeto pequeno e pontiagudo, a vítima deve ser levada para o pronto-socorro'', afirma Câmara. O atendimento imediato deve ser procurado também em caso de um produto com alguma substância perigosa, como a pilha, que contém material radioativo.
Segundo o cardiologista, a central recebe várias ligações sobre como proceder com uma pessoa engasgada com carne. Ele esclarece que este caso é sempre grave, pois dependendo do tamanho da demora do atendimento correto, a pessoa pode morrer engasgada.
O médico orienta que caso a pessoa vomite, ela deve ser mantida em posição lateral para que não aspire o vômito.
Intoxicação
O médico alerta para que a pessoa não provoque vômito, porque se a substância for corrosiva, irá irritar ainda mais o local. ''Nós pedimos para acionar o 192 ou 193; o profissional pode usar uma sonda nasogástrica ou oralgástrica para fazer uma lavagem ou uma aspiração dessa substância, sem que esta tenha contato com o esôfago'', explica.
Câmara detalha que quando a intoxicação ocorre pela inalação de gás, o ideal é retirar a pessoa do local e acionar também o atendimento médico, pois nestes casos nem sempre quem está junto pode fazer algo.
Queda
De acordo com o médico, se uma queda tem como consequência algum trauma, seja nos braços, nas pernas ou no quadril, qualquer movimento inadequado pode acabar piorando o quadro.
Para que isso não ocorra, ele recomenda que quando o trauma acontecer nos braços, a vítima deve ser mantida deitada com os braços esticados e imobilizados. No entanto, quando o trauma ocorrer nas pernas, pode haver alguma fratura de fêmur que, muitas vezes, só poderá ser solucionada após intervenção cirúrgica. ''O melhor nestes casos é manter a pessoa imobilizada no local, onde ocorreu o acidente até a chegada dos médicos'', lembra.
Cortes profundos
Nos casos de acidentes domésticos com cortes profundos, Câmara aconselha que o ferimento seja somente coberto com um pano limpo ou uma gaze até chegada do socorro. Segundo ele, o uso de gelo pode ser útil, em alguns casos, para diminuir o sangramento e o edema (inchaço), desde que este esteja enrolado em um saco plástico e em um pano limpo. ''A pessoa nunca deve usar receitas caseiras, como pó de café, pomadas ou outras substâncias, no local do ferimento'', alerta.
Se o ferimento for ocasionado por mordida de animais de pequeno porte, poderá haver contaminação por causa da saliva do animal. Neste caso, o médico explica que é bom lavar o ferimento com água corrente. ''No entanto, grande parte das ligações que recebemos para atendimento são de pessoas com ferimento por mordidas de animais de médio a grande porte, ou seja, com várias lesões pelo corpo. Neste caso o melhor é comprimir o local com um pano'', orienta.
Convulsão
Câmara avisa que a pessoa deve ser mantida imobilizada no chão, para que ela não se bata e provoque hematomas. ''Quanto menos a pessoa tiver a contratura muscular, menos ela se bate e a chance de ter ferimentos no corpo, como cortes, diminui.''
O cardiologista alerta que jamais deve ser colocada a mão na boca da pessoa que esteja com convulsão para mantê-la aberta, pois o familiar ou o amigo pode acabar levando uma mordida.
Queimaduras
Câmara indica que o melhor é sempre procurar um médico. ''Não se deve mexer no local, nem mesmo lavar com água, pois dependendo do caso o contato da água com a substância química responsável pela queimadura pode piorar o quadro'', afirma.
Ele recomenda que mesmo com as dicas de primeiro socorros, o ideal é sempre acionar o Corpo de Bombeiros pelo 192 ou 193, em caso de acidentes graves.

mockup