Acidente no Oeste mata líder do MST
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 27 de dezembro de 1996
Cerize Gomes Correspondente 
CANTAGALO - O coordenador regional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) na região de Guarapuava Ireno Alves dos Santos, 34 anos, morreu no início da noite de anteontem, em acidente ocorrido no km 90 da BR-467, entre Cascavel e Toledo. Ele era agricultor e morava em Cantagalo (80 quilômetros a oeste de Guarapuava).
Ireno conduzia o Del Rey, placas LYH-4033 de Chapecó (SC), que bateu de frente com o caminhão trator Volvo, placas AES-5155 de Dois Vizinhos, conduzido por Valmir Ximendes, 38 anos. O choque frontal aconteceu numa curva aberta, com tempo chuvoso, no perímetro rural.
Das sete pessoas que estavam no Del Rey, além de Ireno, outras três morreram no local: duas freiras do Colégio Santa Maria de Cascavel, Iraci Pletsch, 47 anos e Matilde Schmthz, 77, e o menino Lauren Cris Pletsch, 5, sobrinho de Ireno.
Edione Ricardo Pletsch, 2, Clarice Pletsch, 26, e Irineu Paulo Pletsch, 30, parentes do líder do MST, foram encaminhados para a Clínica Dal Oglio, em Toledo, onde estão internados com ferimentos generalizados.
O motorista do Volvo teve apenas escoriações leves mas seus familiares, que viajavam com ele, tiveram ferimentos generalizados. Foram internados também na clínica Dal Oglio seus filhos Gustavo, 3, e Elizangela, 12, e sua mulher Nair Peluzo Ximendes. Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Instituto Médico Legal, de Cascavel, e liberados na manhã de ontem.
O corpo de Ireno Alves dos Santos chegou a Cantagalo às 10 horas e foi conduzido para o Ginásio de Esportes Municipal. O MST decretou luto nacional e a Prefeitura, três dias de luto oficial no município.
Lideranças nacionais e estaduais do movimento, prefeitos, deputados e vereadores do PT, além de sindicalistas e representantes de diversas entidades regionais participaram do funeral em Cantagalo. Mesmo debaixo de chuva, caminhões e ônibus lotados com agricultores chegavam dos acampamentos e assentamentos da região. O enterro do corpo do líder do MST estava previsto para as 19 horas. Mais de 2 mil pessoas estavam na missa de corpo presente, realizada às 17 horas no ginásio de esportes.


