Um acidente envolvendo um micro-ônibus da autarquia municipal de Saúde de Apucarana (Centro-Norte), na noite de terça-feira (29), deixou, pelo menos, 24 pessoas feridas. O caso foi registrado na BR-376, em Ortigueira (Campos Gerais). O veículo transportava pacientes e voltava para Apucarana depois de os ter levado para Curitiba durante o dia para exames. Até o final da tarde de quarta-feira (30), seis pessoas permaneciam internadas.

O micro-ônibus teria sido fechado por um caminhão que invadiu a pista, com o motorista perdendo o controle e batendo com violência contra um ponto de ônibus de concreto no acostamento da rodovia. Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Ortigueira, Telêmaco Borba e de Apucarana prestaram atendimento às vítimas.

Os feridos foram encaminhados para hospitais de Ponta Grossa, Apucarana e Telêmaco Borba. Pelo menos oito pessoas com ferimentos leves foram direcionadas para o pronto-socorro de Ortigueira. O motorista do veículo sofreu ferimentos moderados e está fora de risco. O veículo era novo e havia sido adquirido no ano passado.

ESTADO DAS VÍTIMAS

No fim da tarde, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Apucarana atualizou o boletim dos pacientes, informando que seis pessoas permaneciam internadas, sendo que quatro em situação que inspira cuidados. "Um paciente passou por cirurgia neurológica no Hospital da Providência, em Apucarana, três sofreram fraturas e estão internados em Ponta Grossa. Outros 18 pacientes que estavam no ônibus sofreram ferimentos leves e após os primeiros socorros foram liberados pelas equipes de saúde", diz nota da assessoria.

De acordo com o secretário de Saúde de Apucarana, Emídio Bachiega, pela manhã, quatro pessoas estão internadas em Telêmaco Borba, uma em Ponta Grossa e uma em Apucarana. Das três vítimas que estavam hospitalizadas em Telêmaco Borba, duas foram transferidas para o Hospital da Providência (quadro moderado) e uma teve alta.

MOTORISTA

De acordo com relato do motorista do ônibus, Carlos Valentim Rocha, que sofreu ferimentos leves, o veículo que ele conduzia foi fechado por uma carreta .

O secretário de saúde, Emídio Bachiega, lamenta a fatalidade envolvendo os pacientes da AMS, reforçando que todos estão recebendo assistência necessária para voltar o mais rápido possível para o convívio de suas famílias. “O ônibus era novo, ano 2021, e o motorista com experiência de vários anos no transporte de pessoas para tratamento para Curitiba e região”, detalha Bachiega. (Com prefeitura de Apucarana)

(Atualizada às 20 horas)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.