Duas pessoas morreram e uma terceira ficou ferida na queda de um avião monomotor, por volta das 10h30 da manhã de ontem, em um chácara próxima à Vila Cará-Cará, a cerca de 15 quilômetros do centro em Ponta Grossa (Campos Gerais). O piloto Paulo Cézar Duarte, de 51 anos, morreu no local. Os ocupantes do avião, Ronaldo Lopes Canteiro, 57 anos, e sua filha, Renata Canteiro, 29 anos, foram levados para hospitais do município.
Canteiro, gravemente ferido, morreu logo após dar entrada no Hospital Bom Jesus. A administração do hospital preferiu não dar detalhes sem autorização da família. O empresário era um dos proprietários da Embaquim - Máquinas e Embalagens para Produtos Líquidos e Pastosos, de São Paulo. Canteiro e a filha participariam de uma reunião com executivos da Batávia, em Carambeí (20 km ao norte de Ponta Grossa).
Renata continuava internada, na tarde de ontem, na Santa Casa de Ponta Grossa. O hospital também não deu detalhes sobre seu estado de saúde. Informou, apenas, que ela estava estável e fora de risco de morrer. O boletim médico só seria divulgado com consentimento dos familiares, que estavam se dirigindo a Ponta Grossa, para providenciar, também, o translado do corpo do empresário a São Paulo.
O tenente do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa, Gerson Campos Corrêa, disse que o piloto Paulo Duarte estava em posição de pousar no aeroporto, que só comporta aviões de pequeno porte. Como havia uma outra aeronave na pista, Duarte arremeteu e pouco depois veio a cair. "Só a perícia poderá apontar o que provocou o acidente", afirmou Corrêa.
O avião -um monotor prefixo PTBON- ficou completamente destruído. Os bombeiros foram acionados por moradores e chegaram ao local do acidente cerca de sete minutos depois. O piloto já estava em óbito. Canteiro e Renata estavam presos às ferragens.

Paranavaí
Esse é o segundo acidente aéreo registrado no Paraná em menos de uma semana. No último domingo, o monomotor prefixo PT-LUQ caiu no pátio de uma escola em Paranavaí (Noroeste). Cinco pessoas morreram - o empresário do setor moveleiro Adriano Romera, sua mulher, o sobrinho, um amigo e o piloto.

mockup