Imagem ilustrativa da imagem Acesf prepara licitação para equipar cemitérios com câmeras de monitoramento
| Foto: Isaac Fontana/FramePhoto/Folhapress

Os cemitérios municipais de Londrina devem ser monitorados por um sistema mais sofisticado para prevenção de furtos e atos de vandalismo. Conforme Leonilso Jaqueta, superintendente da Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina), o órgão prepara uma licitação para adquirir câmeras de segurança e um circuito de monitoramento.

"Na primeira etapa, serão investidos em torno de R$ 800 mil nos principais cemitérios da cidade - São Pedro (área central), Jardim da Saudade (zona norte) e Padre Anchieta (zona leste)", afirma Jaqueta. Os serviços deverão ser contratados através da abertura licitação, procedimento que deve ficar para 2021. "Ainda estamos fazendo cotações e vendo todos os equipamentos necessários para publicar o edital", explicou, informando que as novas medidas devem ser custeadas com recursos próprios da Acesf.

Uma outra proposta que vem sendo estudada pelo órgão é o monitoramento das entradas dos cemitérios, através da implementação de um sistema por meio do qual os visitantes tenham que se identificar.

Um dos maiores problemas apontados pelo superintendente está no fato de que, pelo dano ser majoritariamente patrimonial, muitos concessionários não registam BO, o que prejudica a construção de estatísticas. Ele relembra a situação do cemitério do distrito de Warta (zona norte): "nesta quarta-feira (2), levaram 90% do bronze que estava no cemitério. É uma situação lamentável".

*Supervisão: Larissa Ayumi Sato