Imagem ilustrativa da imagem Acesf divulga datas para reforma e limpeza de sepulturas
| Foto: Marcos Zanutto - 19/07/2019

Moradores de Londrina que querem reformar, construir ou pintar sepulturas nos cemitérios municipais de Londrina, por causa do feriado de Finados, devem ficar atentos aos prazos. Segundo a Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina ), a população tem até o dia 27 de outubro para realizar reformas e construções. Já o prazo para pintura termina no dia 28; e limpeza e lavagem podem ser feitas até 29 de outubro. Para qualquer um desses serviços é preciso retirar a guia de autorização na Acesf (avenida Juscelino Kubitscheck, 2.948).

Imagem ilustrativa da imagem Acesf divulga datas para reforma e limpeza de sepulturas
| Foto: Marcos Zanutto - 19/07/2019

A Acesf divulgou também as orientações que a população deve seguir durante o feriado de Finados. Devido às medidas restritivas para prevenção do novo coronavírus, a autarquia seguirá as recomendações repassadas pelos especialistas do Coesp (Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública). Assim, no dia 2 de novembro, os cemitérios públicos municipais terão as entradas principais e as laterais abertas para a visitação.

Aproximadamente 50 servidores públicos vão fiscalizar as entradas e apenas será permitido o acesso de quem estiver usando máscara de proteção facial. Nas entradas, haverá álcool em gel a 70%, para higienização das mãos dos visitantes e tambores para o descarte correto de plásticos de vasos de plantas e flores naturais. As ornamentações com flores artificiais continuam proibidas.

SEM MISSAS

Diferente de anos anteriores, não haverá a celebração de missas ou cultos religiosos, para evitar a aglomeração, e nem funcionários para consultar o local do sepultamento. Isso porque é comum que este serviço forme fila de espera. Além disso, segundo o gerente de Fiscalização e Manutenção de Cemitérios, Ademir Gervasio, a preocupação é com os idosos e pessoas dos grupos de risco da Covid-19, visto que eles são a maioria dos visitantes. A consulta pode ser realizada no site da Acesf (http://acesf.londrina.pr.gov.br/index.php/servicos-online/consulta-local-de-sepultamento)

"Recomendamos que os visitantes dos grupos de risco evitem ir aos cemitérios e que a população pulverize as visitas entre sábado, domingo e o feriado de Finados, para evitar a aglomeração", reforçou Gervasio. Outro pedido dos especialistas do Coesp é que a população seja orientada a realizar visitas rápidas, sem permanecer um longo período nos cemitérios.

Anualmente, a Acesf contabiliza cerca de 100 mil visitantes circulando nos cemitérios municipais. Este ano, a expectativa é que haja uma diminuição do número. “Estamos vivenciando uma situação atípica, por isso não conseguimos mensurar quantas pessoas devem ir aos cemitérios na segunda-feira. Mas acreditamos que muitos vão aproveitar o sábado e o domingo para prestar sua homenagem, como já aconteceu em outros anos, quando o feriado caiu na segunda-feira”, lembrou Gervásio. (Com informações do N.Com)

SERVIÇO - Mais informações sobre o guia para realização de serviços na sepultura pelo fone (43) 3372-7881 ou 3372-7850, e-mail [email protected] ou no site da Acesf. Não é necessário agendar horário para o atendimento