Com o objetivo de educar condutores e pedestres sobre leis de trânsito e a importância de obedecê-las para preservar a vida de todos, foi lançada ontem a campanha 'Trânsito Legal'. A iniciativa é do Núcleo Permanente de Mobilidade Urbana de Londrina. Como parte do lançamento foi realizada uma blitz educativa próxima à sede da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), na Área Central, demonstrando como será a ação de mobilização, que será realizada todos os sábados, a partir das 10 horas.
''A grande maioria dos acidentes que temos acompanhado ocorre por imprudência do motorista. Acredito que somente conscientizando-o que seremos capazes de resolver essa situação caótica do trânsito em Londrina'', disse o comandante da Companhia de Trânsito de Londrina (Ciatran, capitão Celso Andrade.
Segundo o capitão, no primeiro trimestre deste ano já foram registrados 1.303 acidentes no perímetro urbano, que resultaram em 734 feridos e 22 mortos. Do total de mortos, oito eram condutores de motocicletas, sete eram pedestres, cinco eram passageiros de automóveis, um era passageiro de motocicleta e um ciclista. Estiveram envolvidos nos acidentes pelo menos 519 motocicletas e 938 automóveis.
''Apenas a multa não irá mudar o comportamento dos motoristas, acreditamos que o trabalho de fiscalização, juntamente com o educativo é que irá desenvolver esse espírito de cordialidade que é fundamental para convivermos em sociedade'', enfatizou o presidente da Acil, Nivaldo Benvenho, durante a apresentação da campanha.
Cordialidade que montador de automóveis Arthur Gonçalves, que passava pela blitz educativa, afirmou conhecer e praticar. ''Eu acho fundamental este trabalho, porque se melhora a conscientização do motorista melhora tudo no trânsito'', opina.
A aposentada Benedita Cândida Lima conta que tem baixa capacidade visual e enfrenta dificuldade ao atravessar uma via. ''Esta campanha é muito importante para conscientizar os motoristas, espero que o trânsito de Londrina melhore agora, o que é benefício para cidade é benefício para mim também'', elogia.
''Queremos que o trânsito seja legal, tanto no sentido da lei, quanto no sentido de bacana. Que cada indivíduo se engaje na campanha e lute por um trânsito mais amigável'', afirmou o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Altivir Cieslak.
Outras ações da campanha são a veiculação de um vídeo educativo, outdoores e distribuição de cartilhas.

mockup