Ação investiga envolvimento de políticos em desmatamento
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 01 de junho de 2009
Diego Ribeiro<br> Equipe da Folha 
Um deputado federal está na mira da Operação Angustifolia, uma das maiores ações de combate ao desmatamento ilegal realizadas no Paraná, que começou no último dia 25. A informação foi divulgada pelo superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), José Álvaro Carneiro, durante a apresentação do balanço da primeira semana de ação, ontem, na sede do órgão, em Curitiba.
Além do deputado, o prefeito de General Carneiro (36 km a sudoeste de União da Vitória), Ivanor Dacheri (PSB), também é investigado por desmatamento. Ele tem sido, segundo o Ibama, constantemente advertido sobre o problema e teria vendido, inclusive, madeira de estoque apreendido.
"Tem uma investigação em curso em uma área de desmatamento irregular de uma empresa cujo principal sócio é um deputado federal", afirma Carneiro. De acordo com ele, o nome do deputado só será divulgado ao fim da operação, na semana que vem.
A área investigada fica na região centro-sul do Paraná, principal alvo da ação do Ibama, que tem participação do governo estadual e da Polícia Federal. Além dos 145 pontos com possibilidades de desmatamento, o Ibama localizou mais 80 locais suspeitos.
Dessas investidas do Ibama e das polícias Federal e Militar, foram aplicados 133 autos de infração ambiental, que geraram R$ 4,1 milhões. Já foram apreendidos o equivalente a 20 caminhões (246 metros cúbicos) de árvores araucária, 24 caminhões (289) de imbuia, 35 caminhões (694,18) de madeira serrada, além de grandes apreensões de lenha e carvão.
Três pessoas já foram presas. Apenas uma dela por crime ambiental. Para o presidente da Fundação S.O.S Mata Atlântica, Mário Mantovani, é muito difícil realizar o flagrante para a prisão por crime ambiental e há ainda a manipulação de pessoas humildes pelos proprietários das áreas. Entre as principais dificuldades no combate ao desmatamento, segundo Mantovani, estão movimentos políticos formados para tentar pressionar a repressão ao corte ilegal.
Segundo a Fundação S.O.S. Mata Atlântica, no Brasil foi devastado, ao menos, em 102.938 hectares entre 2005 e 2008. O Paraná desflorestou 9.978 hectares. General Carneiro, Coronel Domingos Soares e Bituruna concentram 20% do desmatamento no Estado.
A reportagem da FOLHA ligou para a Prefeitura de General Carneiro, mas não localizou o prefeito para comentar o caso. (Colaborou Marcela Rocha Mendes)


