Ação civil segue na Justiça, garante promotor
O promotor de Defesa do Meio Ambiente de Londrina, Cláudio Esteves, disse estar ciente sobre a nova Resolução do Conama e afirmou que a ação pública contra a implantação de novos cemitérios na cidade continuará tramitando na Justiça, até que todos os estudos ambientais sejam apresentados.
Esteves lembrou que a ação foi proposta pela promotora anterior, Luciana Lepri, seguindo definições das leis ambientais. ''Conseguimos obter uma liminar suspendendo os trabalhos e o Tribunal (de Justiça, em Curitiba) confirmou a liminar. Independente da existência ou não de novas resoluções, o processo segue.''
Para o Ministério Público, qualquer grande obra que possa afetar a preservação ambiental, a qualidade do solo ou até mesmo o lençol freático deve ter um EIA/Rima. ''Não estamos contra o empreendimento em si, mas qualquer leigo sabe que projetos dessa grandeza podem atingir o meio ambiente. Precisamos saber qual será o grau de impacto'', comentou.





