Acaba greve. Prefeito recebe os servidores às 6 da manhã
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 03 de janeiro de 1997
Da Redação 
Os servidores públicos municipais de Londrina voltaram ao trabalho ontem, depois de 12 dias de paralisação em protesto pelo não pagamento integral do 13º salário. O retorno dos funcionários municipais coincidiu com o início das atividades do prefeito Antonio Belinati, que tomou posse na tarde de quinta-feira. Por causa do recesso para as festas de reveillón, os funcionários reiniciaram as atividades após o meio-dia.
Para sinalizar um bom entendimento com a categoria, o prefeito recebeu a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos (Sindserv) às 6 horas. Foi o primeiro despacho do dia, o que agradou a direção da entidade.
A reunião serviu para prefeito e sindicato chegarem a um acordo sobre a paralisação. Belinati disse que não pretende descontar os dias parados, que serão compensados com horas-extras. O sindicato conseguiu ainda negociar o desconto de uma greve de quatro dias feita pelos funcionários do setor da saúde, em setembro do ano passado.
Segundo o presidente do sindicato, Gláudio de Lima, a administração passada descontou os dias parados sem considerar as horas-extras feitas pelos funcionários. Nós achamos que o correto seria fazer uma compensação, já que existiam horas-extras para serem recebidas, afirma o sindicalista. Segundo informou, cada falta injustificada corresponde a um mês de atraso na licença-prêmio dos servidores.
O sindicalista considerou a reunião muito produtiva e elogiou o fato de o prefeito ter atendido os representantes dos funcionários públicos logo pela manhã. Isto sinaliza que a administração pretende adotar uma linha de parceria com a categoria, o que é muito importante num momento de crise, afirmou.
Ontem à tarde a direção do Sindserv reuniu-se para elaborar uma proposta de economia nos recursos humanos que será apresentada à Prefeitura. O sindicato defende cortes nos serviços de terceiros que, segundo Gláudio de Lima, custam cerca de R$ 25 milhões anuais. A folha de pagamento representa um impacto de R$ 75 milhões por ano no orçamento da Prefeitura. O Sindicato dos Servidores acredita que temos chances de melhorar muito apenas com um ano de economia de guerra.
O prefeito Antonio Belinati disse que o pagamento do salário de dezembro e de parte do 13º salário dos funcionários públicos municipais será a prioridade neste começo de administração. Ele disse ainda que pretende manter um bom relacionamento com os servidores.
Os funcionários sabem que sempre dialogamos com a categoria; a partir do momento que existe diálogo há negociação, comentou Belinati.


