Abib: produtores não acompanham processos
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 21 de outubro de 1998
Alexandre Sanches 
O superintendente regional do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Paraná, Petrus Emile Abi-Abib, disse ontem que todas as informações obtidas pelos sem-terra sobre processos de desapropriação de áreas para fins de reforma agrária também são disponíveis para os ruralistas. Acontece que os produtores rurais não acompanham os processos de desapropriação. Nada é feito escondido. Tudo está bem documentado, inclusive com publicações em Diário Oficial da União, reforçou.
A lei estabelece que o movimento social, ou seja, a representação estadual dos trabalhadores e dos produtores rurais podem indicar áreas para vistoria pelo Incra. Ao contrário dos produtores rurais, eles têm interesse em saber o resultado com mais urgência, o que fazem com amparo legal, ressaltou.
Com relação à Fazenda São Carlos, em Arapongas, ocupada ontem por famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Petrus Abi-Abib afirmou que o Incra estava negociando a compra da área com o Banco do Brasil. Há um protocolo de intenções assinado pelos dois organismos de que todas as áreas rurais dadas como garantia de dívida devem ser negociadas com o Incra antes de ir a leilão. Inexplicavelmente, o Banco do Brasil colocou o imóvel a leilão para hoje (ontem) antes de encerrar as negociações.
O superintendente do Incra garantiu que anteontem foram tentadas várias formas para fazer com que o Banco do Brasil suspendesse o leilão do imóvel, inclusive com a participação do MST. Eu entendo que os sem-terra invadiram a fazenda em uma atitude desesperada, tentando impedir que a área fosse levada a leilão, comentou, ressalvando que não é a favor das invasões de terra.
Além da Fazenda São Carlos, com 766 hectares, também iria a leilão ontem a Fazenda Socorro, em Guarapuava. A propriedade tem 1.051,68 hectares e, entre as benfeitorias, casas com área total de 418 metros quadrados. A área também estava sendo negociada pelo Incra para fins de reforma agrária.
O superintendente do Incra estará hoje em Guarapuava para discutir a situação das duas fazendas que fazem parte da municipalização da reforma agrária e que estão ocupadas pelo MST.


