A Prefeitura de Londrina anunciou ontem a construção de uma pista de bicicross de padrões internacionais. Pelo menos é isso o que promete o presidente da Fundação de Esportes de Londrina, Claudemir Vilalta, que informou que a nova pista ocupará uma área de 9.034 metros quadrados, no aterro do Igapó, na Zona Sul.
O processo licitatório é na modalidade tomada de preços e o preço máximo previsto é de R$ 260.697,74. As propostas serão recebidas e abertas no dia 11 de junho, a partir das 13h45, no prédio da prefeitura.
Segundo o secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Reali, não há garantia que o processo licitatório atraia interessados. Em outras licitações já aconteceram vários casos em que o processo terminou sem interessados.
Entre os motivos apontados pelo secretário para que o processo licitatório acabe em deserto estão o mercado da construção civil aquecido, o que impediria que empresas assumissem novas obras, o preço apertado para a elaboração da obra, a falta de divulgação da tomada de preços ou mesmo a falta de atenção dos empresários. ''Muitos deles perdem oportunidades por não entrar no site da prefeitura'', relata. Reali argumenta que até fez um trabalho junto ao Sebrae para orientar empresários sobre isso. Segundo ele, em casos em que as tomadas de preço não atraem nenhum interessado, o edital é republicado.
Zona Norte
Um exemplo de licitação que acabou em deserto é a ciclovia da Avenida Saul Elkind (Zona Norte), aberta em abril deste ano e que não atraiu nenhuma empresa, conforme publicado na edição da última terça-feira do Jornal Oficial do Município. O processo ficou aberto durante um mês e previa que a empresa vencedora do certame realizaria serviços de terraplenagem, pavimentação asfáltica, sinalização e implantaria dispositivos de segurança a um custo máximo de R$ 640.886, 23. Segundo Reali, ainda não há previsão de quando o edital da ciclovia será republicado. Antes, será realizada uma reunião com representantes da secretaria de obras para definir como será o novo edital.
E a única ciclovia em construção na cidade apresenta problemas. A obra, localizada na Rua Aminthas de Barros, entre o Zerão e a Avenida Higienópolis, na Área Central, foi licitada em setembro de 2011 e a previsão de entrega era na primeira quinzena de janeiro, o que ainda não aconteceu. A assessoria de comunicação da prefeitura informou ontem à tarde que as obras estão em andamento e serão concluídas, mas não detalhou prazos.

mockup